Minas Gerais
Brumadinho tem ato em homenagem às vítimas do rompimento, ocorrido há cinco anos
Milhares de pessoas participaram, nesta quinta-feira (25/1), do ato em homenagem às 272 vítimas do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho.
A cerimônia foi realizada na Praça das Joias, na entrada da cidade, e marcada por emoção e clamor por memória, justiça e não-repetição.
O ato é realizado mensalmente pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum), todo dia 25.
Tradicionalmente, o dia 25/1 é marcado por programação extensa, envolvendo atividades durante toda a semana.
Este ano, em que se completa cinco anos desde o rompimento, as solenidades envolveram atividades como passeio ciclístico (domingo), seminário (segunda-feira), carreata e louvor (quarta-feira), todas organizadas pela Avabrum.
Nesta quinta-feira, os participantes fizeram romaria até a Praça das Joias e, posteriormente, até o letreiro da cidade, local em que ocorreram as homenagens.
União
Participaram familiares das vítimas, diversos representantes das pessoas atingidas que residem ao longo da Bacia do Rio Paraopeba, além de diversas autoridades.
O ato também contou com apresentação de coral, pronunciamentos e, ainda, leitura dos nomes de cada uma das 272 joias.
Às 12h28, horário em que ocorreu o rompimento em 2019, após um minuto de silêncio os participantes soltaram aos céus 272 balões vermelhos biodegradáveis contendo sementes de girassol – representando cada uma das vítimas.
Em sequência, também foram soltos 1.826 balões pretos – representando os dias decorridos desde o rompimento.
Além das 272 vidas humanas perdidas, o rompimento em Brumadinho gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
Até a presente data, foram resgatadas e identificadas 269 joias, incluindo as duas mulheres que estavam grávidas.
As buscas seguem para localizar outras três vítimas na área do rompimento: Maria de Lurdes da Costa Bueno, Nathalia de Oliveira Porto Araújo e Tiago Tadeu Mendes da Silva.
Buscas
A operação de buscas é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e é a maior que se tem notícia, com mais de 1,8 mil dias de esforços.
Atualmente, cerca de 20 militares atuam em campo, com o auxílio de cinco Estações de Busca para as vistorias no rejeito.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 8,38 milhões de metros cúbicos (74,8%) já foram vistoriados, 1,3 milhão (11%) ainda está estocado para análise, dentro de um total de 2,82 milhões de metros cúbicos (25,2%) a vistoriar. A vistoria média mensal é de 180 mil metros cúbicos.
A continuidade da operação até a localização e identificação de todas as joias foi um pedido dos familiares das vítimas e um compromisso assumido pelo Governo de Minas, que vem sendo priorizado.
Placas de homenagem
No dia 16/1, Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inauguraram placa em homenagem às joias de Brumadinho na Academia de Bombeiros Militar (ABM), localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
O local foi adquirido em definitivo para a corporação com recursos do Acordo de Reparação.
O ato simbólico realizado pelos bombeiros contou com a presença do governador Romeu Zema e de representantes da Avabrum, homenageados na ocasião.
A peça produzida em aço e afixada na entrada da unidade conta com o nome de todas as 272 joias que perderam a vida no rompimento.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJF apresenta gargalos na mobilidade
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásIgor Eto toma posse como presidente do Avante em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásProjeto de nióbio está 100% financiado



