Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cemig finaliza manutenção especial da rede elétrica para o Carnaval

Published

on

Apesar de manter um rotineiro programa de manutenção da rede elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vem atuando, desde dezembro de 2023, com uma força-tarefa especial composta por 128 equipes dedicadas a executar ações preventivas no sistema elétrico em toda a sua área de concessão, operação montada especialmente para o Carnaval de 2024. O objetivo desta ação é garantir uma festa segura para que todos os foliões possam se divertir com alegria e sem acidentes com a eletricidade.

Ao todo, a empresa investiu mais de R$ 640 mil nesta operação em Minas Gerais. As iniciativas envolvem inspeções e, caso necessário, manutenções da rede elétrica nos locais em que acontecem eventos carnavalescos. Além disso, funcionários da Cemig orientaram os promotores desses eventos quanto à distância de segurança para instalação de palcos, trios elétricos e destacaram medidas de segurança com a rede elétrica.

Para que os eventos possam acontecer sem que haja acidentes com a rede elétrica, técnicos da Cemig visitaram cerca de mil locais indicados pelos organizadores e prefeituras dos municípios que terão Carnaval. Durante esses trabalhos, os profissionais inspecionaram a rede elétrica do local, orientaram os organizadores dos eventos sobre os cuidados necessários e distribuíram material informativo com dicas de segurança com a eletricidade.

Leia Também:  Governo de Minas lança Prêmio Escola Transformação 2023

“Ao analisar os trajetos dos desfiles e locais de festas e aglomerações, a Cemig observa itens básicos de segurança da população, como especificações do cabeamento, cuidados com fios partidos, necessidade de poda de árvores e a condição dos postes do trecho em questão, entre outros cuidados essenciais. E, naqueles locais em que foi necessário atuar na manutenção, o serviço foi priorizado”, explica o engenheiro do Sistema Elétrico de Distribuição da Cemig, Fernando Cesar Gomes. Ele afirma que, com a que a força-tarefa, a companhia cumpriu a meta de inspecionar 100% dos locais informados pelo poder público, garantindo a manutenção em pontos críticos e de grande fluxo de pessoas.

Foram inspecionadas 863 de quilômetros de redes de distribuição da companhia, e em diversos locais foram feitas podas de árvores em conflito ou com potencial a causar danos à rede elétrica. Além disso, foram substituídos componentes dos circuitos da rede elétrica, além da atuação das equipes especializadas em termovisão, trabalho feito com equipamento capaz de detectar “pontos quentes” na média tensão, que podem causar rompimento dos cabos e conexões do sistema de distribuição.

“No trabalho de varredura dos circuitos com os aparelhos de termovisão, os técnicos inspecionam os locais por onde os blocos solicitam passar, visando a Identificação de possíveis situações de risco envolvendo a rede elétrica, para que posteriormente as equipes de manutenção possa atuar nos reparos e ajustes necessários para garantir a integridade do sistema e continuidade dos serviços”, completa Fernando Cesar Gomes.

Leia Também:  Governo de Minas homologa concessão do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Orientações de segurança da Cemig

  • Não lance serpentinas na rede elétrica, especialmente as metálicas;
  • Evite tirar fotos com “pau de selfie” em cima de trios elétricos, camarotes e carros de som. A aproximação com a rede elétrica pode ser fatal;
  • Não coloque enfeites em postes nem na fiação elétrica;
  • Não suba em postes, árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica;
  • Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito;
  • Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica;
  • Nunca faça ligação direta na rede elétrica, o popular “gato”. Essa prática é crime e coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco;
  • Em caso de fio partido, mantenha distância e acione imediatamente a Cemig através do telefone 116;
  • Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e a Polícia Militar, no 190.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Olimpíadas que Transformam, da Cemig, tem nova seletiva de taekwondo em BH

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA