Minas Gerais
Consulta vai mapear interessados para investimento na cadeia produtiva do lítio

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta de interesse, de 4/2 a 7/3, com a finalidade de receber propostas do setor privado para a alienação de sua participação (33,33%) na Companhia Brasileira de Lítio (CBL). As informações a respeito da oportunidade de investimento e os pré-requisitos das propostas e dos interessados estão disponíveis neste link.
Única empresa brasileira produtora de carbonato e hidróxido de lítio, a CBL é pioneira na mineração subterrânea de espodumênio no país – mineral que é a principal fonte do lítio. Possui unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos e mobilidade elétrica.
Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos, conforme modelos disponibilizados nos links específicos:
• Carta de manifestação de interesse preenchida (link);
• NDA (Acordo de Confidencialidade) preenchido e assinado (link);
• Declaração de Conformidade preenchida e assinada (link).
As pessoas jurídicas também deverão encaminhar:
• Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com a(s) respectiva(s) alteração(es), ou última(s) consolidação(es);
• Documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade;
• Demonstrações Financeiras auditadas de 2020 ou de 2021 da pessoa jurídica interessada.
As pessoas físicas também deverão encaminhar:
• Documento de identificação com foto, contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Declaração Completa de Imposto de Renda (ano-base 2020 ou 2021), acompanhada de recibo de entrega.
As manifestações de interesse, acompanhadas pelos documentos descritos acima, deverão ser enviadas até o fim do prazo estipulado para a Consulta Pública (7/3/2022).
O envio da documentação completa é condição para participação do interessado nas próximas etapas do procedimento competitivo de alienação.
Eventuais pedidos de informação ou esclarecimento deverão ser enviados até 24/2/2022 e serão respondidos em até 48 horas úteis. Todas as comunicações e envios devem ser feitas por meio do e-mail [email protected]. A Codemge divulgará as informações referentes à oportunidade de investimento no site institucional (www.codemge.com.br/investidores/).
Programa de Gestão de Portfólio
Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu, em 2021, o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa a carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de iniciativas para Minas.

O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários, direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor