Minas Gerais

Copasa celebrará Dia Mundial da Água com ações em diversas cidades

Publicados

em

 A Copasa criou programação especial, desta quinta-feira até 31/3, para celebrar o Dia Mundial da Água em 2023.             

O cronograma conta com palestras em escolas (municipais, estaduais e da rede particular) com apresentações que explicam e detalham como funciona o tratamento de água, de esgoto, de que maneira o saneamento básico contribui para o desenvolvimento socioeconômico de um município e a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não lançando lixo e gordura em ralos de pias e vasos sanitários.  

Estudantes também serão levados para conhecer as nascentes que originaram as captações que a empresa utiliza para abastecer os municípios e Estações de Tratamento de Água (ETA) – complexas e modernas estruturas empregadas para garantir que água de qualidade chegue à comunidade.  

Neste ano, funcionários da  Copasa, alunos e professores estarão mobilizados na realização de blitze educativas pelas ruas de algumas cidades, também com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da água entre motoristas e pedestres.  

A programação será realizada nas cidades Bambuí, Perdizes, Patos de Minas, Matutina, Estrela do Sul, Tiros, Araxá, Santa Vitória, Varjão de Minas, Patos de Minas, Conquista e Carmo do Paranaíba. 

Confira a agenda completa no site da companhia

Coleta  

No sábado (18/3), equipe de voluntários da Copasa realiza mais uma edição do projeto “Adote Uma Nascente”, durante evento promovido pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e pela Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa). 

O programa, a partir das 8h, será coletar o lixo e limpar a área em que está localizada a nascente Francisco Duarte. 

A mobilização será aberta ao público, e todos da comunidade que manifestarem interesse em participar poderão comparecer.   

Leia Também:  Livro lançado em Minas traz abordagem inédita sobre fisioterapia neonatal

A parceria partiu de um ato solidário dos empregados com a finalidade de promover ações que contribuem para a sociedade e para a qualidade de vida da população a longo prazo. 

O Programa de Voluntariado Corporativo da Copasa integra a Agenda ESG (sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa da Companhia) e tem como foco contribuir para o desenvolvimento social do território, em aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Encontro em Paracatu

Com a finalidade de estimular na população o senso de pertencimento à comunidade em que está inserida e assim incentivar os cuidados dos moradores com o meio ambiente ao seu redor, a Copasa fará, na sexta-feira (17/03), em Soares, distrito pertencente a Paracatu, no Noroeste de Minas, uma apresentação do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da empresa.

Na oportunidade, serão expostos os objetivos, metodologia e benefícios do programa, citadas ações já desenvolvidas no município e explicada sua relação com a segurança hídrica das gerações atuais e futuras. Os participantes também serão estimulados a fazerem reflexões sobre a região em que vivem e atividades de proteção ambiental que poderiam ser desenvolvidas para garantir a perenidade da fauna e flora local.

O evento contará com o apoio da prefeitura e ainda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); da Polícia Militar de Meio Ambiente; e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), integrantes do Colmeia. Será promovido a partir das 19h na sede da Associação dos Soares, e será aberto ao público.

Sobre o Colmeia

O Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Paracatu é um grupo formado para avaliar a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras questões que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais.

Leia Também:  Jemg chega a Itabirito com 25 escolas e mais de 520 atletas-estudantes 

Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

Agenda ESG

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Carnaval 2024 em Minas será marcado por projetos artísticos e culturais em diversas cidades

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Município do Centro-Oeste de Minas inclui a pitaya na alimentação escolar

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA