Minas Gerais

Copasa investe mais de meio milhão em ações de preservação ambiental no Noroeste de Minas

Publicados

em

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo mais de R$ 540 mil na construção de 22 quilômetros de cercas no entorno de reservas ambientais localizadas na microbacia do Ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece Paracatu, no Noroeste de Minas. O objetivo da ação é preservar a natureza, proporcionar segurança hídrica e promover o acesso ao meio ambiente às gerações atuais e futuras.

O recurso é proveniente do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de bacias hidrográficas. Iniciada em 3/10, a estimativa é a de que a primeira parte dos serviços – com a construção de 16 quilômetros de cercas – seja concluída até o fim deste mês de outubro. 

Com este cercamento, uma média de 15 nascentes serão protegidas. De acordo com Fauster Bernardes, integrante da equipe socioambiental da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste (USAO), responsável por acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de cercamento em Paracatu diariamente, “a construção favorece o isolamento das áreas verdes para a recuperação das matas ciliares, pois evita que animais de grande porte pisoteiem nascentes. Também previne o assoreamento de cursos d’água, aumenta o poder de infiltração da chuva no lençol freático e consequentemente o volume das nascentes, e até mesmo contribui para a melhoria do clima, além de favorecer a  produção de alimentos para a fauna silvestre, beneficiando todo o ecossistema”, ressaltou. 

Leia Também:  Secretário de Fazenda de Minas Gerais é reeleito vice-presidente do Comsefaz

Exemplo

Com as atividades, a fazenda Dobeiras também foi contemplada. O proprietário, Odimar Sousa Gonçalves, de 61 anos, considera a mobilização um ganho para todos. “Não tenho dúvidas de que o cercamento das nascentes vai contribuir para a preservação a longo prazo”. Ele já pôde ver na prática os benefícios do Pró-Mananciais. “Há alguns anos fizeram bolsões e curvas de nível perto de represas que tenho na propriedade. Antes, elas secavam, mas depois das intervenções ganharam vida”, ressaltou ele, explicando que, apesar da diminuição do volume, atualmente os lagos não secam em período de estiagem. 

De acordo com Fauster Bernardes, há previsão para realizar mais cercamentos no município ainda este ano. “A previsão é construir mais 6 quilômetros de cercas em duas propriedades vizinhas e pode ser que uma terceira também seja incluída. Estivemos em uma dessas fazendas no início do mês, onde reduzimos a incidência de erosões e contribuímos para proteger as nascentes do carreamento de sólidos”, explicou. 

Histórico de preservação 

Leia Também:  Minas prorroga até domingo (17) a vacinação contra a febre aftosa

Não é a primeira vez que o Pró-Mananciais atua em Paracatu. Desde a criação do programa, a Copasa já aplicou quase R$ 430 mil em ações de proteção à natureza. O investimento resultou na construção de outros 12,6 mil metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes (APPs); plantio de 3 mil mudas às margens do Ribeirão Santa Izabel; adequação de 19 quilômetros de estradas e, ainda, construção de bolsões – bacias de terra para retenção de água da chuva e implantação de curvas de nível – elevações de terra construídas pela extensão das pastagens. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Secretário de Fazenda de Minas Gerais é reeleito vice-presidente do Comsefaz

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Programa de Gestão de Documentos para as Escolas será implementado nas Superintendências Regionais de Ensino 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA