Minas Gerais

Detentos produzem mudas que vão levar mais verde às ruas de Teófilo Otoni

Publicados

em

Garantir uma profissão para o futuro e ainda contribuir com a construção de uma cidade mais bonita e arborizada. Dez detentos da Penitenciária de Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, concluíram entre 16/5 e 20/5 o curso de Viveirista Florestal. Agora eles trabalham no viveiro da própria unidade prisional, com a produção de mudas que em breve vão levar mais verde e embelezar os canteiros e praças da cidade.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ensinou como preparar um substrato, o viveiro, como reproduzir a muda nativa, entre outras atividades em um conteúdo que abordou teoria e prática. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados e estão aptos para trabalhar na profissão.

Sejusp / Divulgação

Mais de 3 mil mudas florestais e frutíferas, entre elas pés de uva, estão na fase de porta-enxerto, período essencial para o sucesso da plantação e, dentro de dois ou três meses, já começarão a brotar e estarão prontas para serem devolvidas à prefeitura e distribuídas por toda a cidade. Além de deixar o município mais bonito, as árvores produzidas na unidade ainda vão servir para recuperar áreas degradadas por desmatamento.

Leia Também:  Finalistas da Copa Verde serão decididos nesta quarta

Josimar Alves da Silva, 40 anos, é um dos participantes. Ele está há um ano e meio na unidade e conta com alegria sobre a produção. Todas as manhãs, ele e os demais detentos colocam a mão no adubo para o preparo das mudas. “O que aprendemos aqui vamos levar para a vida toda, inclusive para arrumar um serviço quando sairmos daqui, uma vida melhor pra gente”, afirma.

“O curso de viveirista e o viveiro aqui da unidade estão contribuindo para a ressocialização desses detentos. A capacitação vai permitir o reingresso deles no mercado de trabalho, uma mudança de vida, além do embelezamento da cidade”, comemora o diretor de Humanização e Atendimento da Penitenciária de Teófilo Otoni, Thiago Colen Barbosa. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Finalistas da Copa Verde serão decididos nesta quarta

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Mulheres são fundamentais para levar a vacina contra covid ao braço dos mineiros

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA