Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Detentos produzem mudas que vão levar mais verde às ruas de Teófilo Otoni

Publicados

em

Garantir uma profissão para o futuro e ainda contribuir com a construção de uma cidade mais bonita e arborizada. Dez detentos da Penitenciária de Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, concluíram entre 16/5 e 20/5 o curso de Viveirista Florestal. Agora eles trabalham no viveiro da própria unidade prisional, com a produção de mudas que em breve vão levar mais verde e embelezar os canteiros e praças da cidade.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ensinou como preparar um substrato, o viveiro, como reproduzir a muda nativa, entre outras atividades em um conteúdo que abordou teoria e prática. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados e estão aptos para trabalhar na profissão.

Sejusp / Divulgação

Mais de 3 mil mudas florestais e frutíferas, entre elas pés de uva, estão na fase de porta-enxerto, período essencial para o sucesso da plantação e, dentro de dois ou três meses, já começarão a brotar e estarão prontas para serem devolvidas à prefeitura e distribuídas por toda a cidade. Além de deixar o município mais bonito, as árvores produzidas na unidade ainda vão servir para recuperar áreas degradadas por desmatamento.

Leia Também:  CPR-Verde impulsiona mercado e produtor rural passa a ganhar dinheiro por preservar meio ambiente

Josimar Alves da Silva, 40 anos, é um dos participantes. Ele está há um ano e meio na unidade e conta com alegria sobre a produção. Todas as manhãs, ele e os demais detentos colocam a mão no adubo para o preparo das mudas. “O que aprendemos aqui vamos levar para a vida toda, inclusive para arrumar um serviço quando sairmos daqui, uma vida melhor pra gente”, afirma.

“O curso de viveirista e o viveiro aqui da unidade estão contribuindo para a ressocialização desses detentos. A capacitação vai permitir o reingresso deles no mercado de trabalho, uma mudança de vida, além do embelezamento da cidade”, comemora o diretor de Humanização e Atendimento da Penitenciária de Teófilo Otoni, Thiago Colen Barbosa. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Eduardo Bolsonaro diz que foi ao Catar levar vídeos sobre o Brasil

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA