Minas Gerais
Economia mineira favorece o ambiente de negócios do setor varejista
O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (23/8), na capital mineira, da abertura do quinto Congresso Infovarejo CDL/BH, evento que apresenta soluções e ferramentas para o varejista em diversas áreas, além de palestras e painéis que irão destacar cases de sucesso e perspectivas de mercado.
Em pronunciamento, Zema destacou os principais avanços realizados pelo Governo de Minas para fomentar a economia que, consequentemente, beneficiarão o varejo.
O governador citou a atração de investimentos privados, superior a R$ 300 milhões desde 2019. “Conseguimos restabelecer a confiança do investidor porque criamos um ambiente de negócios favorável. Com isso, empresas de diferentes setores e porte passaram a acreditar em Minas”, disse.
Capacitação
Em paralelo, foi preciso criar solução para gerar mão de obra capacitada para atender às empresas que estão se instalando em Minas. “Foi daí que nasceu o programa Trilhas de Futuro, que tem o objetivo de oferecer, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional”, explicou.
Atualmente, estão matriculados cerca de 108 mil estudantes nas três edições do programa em todo o estado. São 84 opções de cursos em 280 instituições credenciadas, em 124 municípios mineiros.
Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1 bilhão no programa.
Emprego
Outro dado positivo apresentado pelo chefe do Executivo foi a geração de empregos. Minas Gerais já registrou a criação de 740.366 empregos com carteira assinada de janeiro de 2019 a junho deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Pilares
Presidente da CDL/BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo Souza e Silva destacou a importância do evento para participantes das diversas regiões de Minas.
“Existem três pilares básicos para quem entrar no mundo do empreendedorismo e deseja se destacar: acumular cada vez mais conhecimento, buscar a permanente capacitação e procurar se relacionar com o universo que o cerca”, sugeriu.
Marcelo ainda enfatizou que o mineiro tem boas razões para estar otimista, uma vez que o governador continua com o firme propósito de tornar Minas Gerais um estado mais amigo e acolhedor para quem pretende empreender.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásGuia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJF emite 100 mil identidades
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMunicípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSigma Lithium destaca liderança do Brasil em lítio sustentável na COP30
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJF substituirá fogos por luzes
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásLiberada mineração Mariana/Ouro Preto
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásEstudo da CNM aponta cenário fiscal desafiador para os municípios e reforça importância do 1% do FPM



