Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Edital seleciona projetos desenvolvidos nas áreas do esporte e fundo do idoso

Publicados

em

Projetos já aprovados por meio de leis de incentivo ao esporte e via Fundo do Idoso, que pretendem ser incentivados pela Cemig, podem se inscrever nos editais publicados pela companhia. As chamadas públicas para a seleção dessas ações foram publicadas neste mês de outubro e receberão inscrições dos interessados até 14/7/2023. 

Para o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini, a abertura desses editais reafirma o compromisso da empresa na promoção da cidadania no estado.

“A companhia está comprometida em atuar, cada vez mais, como um dos mais importantes atores de investimento social em Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural do estado, o fortalecimento do setor esportivo e o apoio à população idosa. A Cemig busca ampliar sua atuação para além da geração, transmissão e distribuição de energia, promovendo impactos positivos nas comunidades onde atua”, destaca.   

Cemig no esporte 

Os projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte, que estejam direcionados à transformação e ao impacto social duradouro para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer, podem se inscrever no edital da Cemig. Serão classificados projetos a serem executados em Minas Gerais, local de atuação da companhia.  

Uma das seleções será feita ainda em 2022. Outras três serão realizadas trimestralmente no ano que vem.

Leia Também:  Provias: obras entre Viçosa e Porto Firme já têm 60% dos serviços executados

Para o primeiro aporte aos projetos selecionados, ainda neste ano, a inscrição da iniciativa deve ser feita até 7/11/2022. Em 2023, os prazos serão até as 18h de 13/1 (1º trimestre), 17/3 (2º trimestre) e 14/7 (3º trimestres). Vale destacar que, para todos os casos, cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.  

A inscrição é gratuita e deve ser feita no link disponível dentro do edital. A Cemig pretende realizar incentivos de até R$ 350 mil por projeto esportivo escolhido, dependendo da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital.   

Projeto ‘Retalhos da Vovó’, da Associação Clube da Melhor idade Reviver de Porteirinha, no Norte de Minas, propicia a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos idosos (Cemig / Divulgação)

Dúvidas sobre o edital e/ou formulário de inscrição podem ser enviadas para o e-mail: esporte@cemig.com.br.

Iniciativas para a população idosa  

Os projetos voltados à população idosa, devidamente aprovados nos Fundos Nacional, Estadual ou Municipal do Idoso, também podem pleitear destinação de incentivos da empresa. O edital de chamada pública já se encontra disponível para o receber propostas voltadas para esse público.   

O edital tem o objetivo destinar recursos para projetos relacionados à proteção, ao atendimento e à estruturação da rede de apoio à pessoa idosa em Minas Gerais, visando à ampliação e melhoria das ações voltadas a essa população. Empreendedorismo, geração de renda, diversidade, saúde, cultura e inclusão digital estão entre as características que serão priorizadas na classificação dos projetos. 

Leia Também:  Funed realiza exames para identificar doenças respiratórias comuns no outono

Somente serão considerados os projetos que tenham sido selecionados pelos respectivos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso por processo de chamada pública, conforme previsto na Lei Federal 1.3019, de 31 de julho 2014 (MROSC). Além disso, os projetos devem possuir o certificado válido de autorização para captação concedido pelo respectivo Conselho e que estejam aptos a receberem recursos no ano vigente e/ou 2023 e autorizados pelo Conselho local como destinatários da doação. A quantidade de projetos selecionados e o valor a ser repassado a cada um dependerá da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital. 

Assim como no edital dos projetos esportivos, as inscrições ficarão abertas até as 18h do dia 14/7/2023. Em 2022, será feita uma das seleções e outras três no ano seguinte. Desta forma, para o primeiro aporte aos projetos selecionados, ainda neste ano, a inscrição da iniciativa deve ser concluída até o dia 7/11/2022. Já para o próximo ano, estão previstos três aportes trimestrais até as 18h de 13/1 (1º semestre), de 17/3 (2º trimestre) e 14/7 (3º trimestre). Cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.  

Dúvidas sobre o edital e o formulário devem ser enviadas para o e-mail: idoso@cemig.com.br. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no site da Cemig.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Projetos que atendem deficientes visuais avançam na ALMG

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA