Minas Gerais

Educação promove visita técnica de alunos do Trilhas de Futuro à ExpoZebu, em Uberaba

Publicados

em

Ainda em Uberaba, onde participou da abertura da Expozebu, o governador acompanhou visita técnica para estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, oferecido por meio do projeto Trilhas de Futuro.

O secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, acompanhou a agenda. Ao todo, cerca de 30 alunos do curso Técnico em Agropecuária, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, tiveram uma aula durante a exposição.

As visitas técnicas, de acordo com professores dos cursos oferecidos pelo Trilhas de Futuro, são essenciais na preparação para o trabalho. Além de aplicar a teoria aprendida, os alunos podem conversar com profissionais que já estão em atividade e tirar dúvidas em relação a determinadas áreas de atuação.

O governador teve a oportunidade de conhecer histórias como a do jovem Lucas Henrique Cunha, de 22 anos. Ele viu sua vida mudar com o programa do Governo de Minas e, agora, consegue ajudar a família.

“Comecei a trabalhar com 18 anos em um supermercado, como empacotador. Foi quando eu descobri o curso, fiz minha inscrição e consegui a vaga. Desde que comecei a estudar, distribuí currículos e consegui emprego na área, em uma das maiores fazendas de Patos de Minas”, comemora.

Leia Também:  Conselheiro participa de sessão do Senado que debateu Plano Nacional da Educação

O jovem revelou ainda que por meio do Trilhas teve o salário praticamente quadruplicado, e reforçou o valor do aprendizado.

“Por causa do curso, eu consegui subir de cargo dentro da empresa. É um crescimento na vida. Hoje posso planejar meu futuro e ajudar minha família. Eu também ajudo minha irmã, que é ex-aluna do Trilhas, a pagar a faculdade dela de medicina veterinária e ela também já atua na área. Ou seja, ela está seguindo o mesmo caminho”, contou.

Trilhas de Futuro

Lançado em 2021 pelo Governo de Minas Gerais, o Trilhas de Futuro, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece 94 opções de cursos técnicos gratuitos, com perspectiva de empregabilidade, em 331 instituições públicas ou privadas, distribuídas em 145 municípios de todas as regiões do estado.

O objetivo do projeto é capacitar pessoas para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. Além do curso técnico gratuito, o estudante recebe uma ajuda de custo para alimentação e transporte.

Até o momento, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 1,5 bilhão no Trilhas de Futuro. Em toda Minas Gerais, o projeto já formou quase 46 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento. Outros quase 106 mil estão em processo de formação.

Leia Também:  Escola de Contas do TCEMG promove cadastro de reserva para estágio remunerado

Mapeamento

Os cursos técnicos escolhidos para fazer parte do Trilhas de Futuro são fruto da escuta ativa junto ao setor produtivo e às empresas distribuídas no estado. Para isso, é feito um mapeamento das demandas, visando entregar às áreas específicas mão de obra qualificada para atender as necessidades do setor produtivo.

O mapeamento, realizado anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), tem a finalidade de fazer um chamamento para que empresas interessadas em contratar futuros profissionais possam participar do processo de definição qualitativa e quantitativa das vagas a serem oferecidas pelo projeto.

A dinâmica garante que as oportunidades estejam alinhadas com as demandas do mercado.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  3ª Vice-Presidência realiza visita técnica em Governador Valadares

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Programa "Se Liga na Educação" completa três anos e se consolida como ferramenta importante na democratização da educação

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA