Minas Gerais
Em visita ao Museu Alysson Paolinelli, alunos aprendem sobre a história do setor e da agropecuária

Nessa quinta-feira (7/3), os alunos da Escola Municipal Professor Amilcar Martins, em Belo Horizonte, conheceram um pouco mais da história da agropecuária de Minas Gerais e do serviço de assistência técnica e extensão rural. Mas esse momento de aprendizado não foi em sala de aula e, sim, durante visita do grupo ao Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli.
Um dos motivos da visita ao museu, segundo a professora Adriana Cristina Pereira dos Santos, é que a escola desenvolve um projeto de horta. A proposta é estimular os alunos a se envolverem cada vez mais. “Como estamos trabalhando com hortaliças, a gente queria aprofundar mais nesse assunto. Foi maravilhoso receber esse convite [para visitar o museu]. A gente está aprendendo muito e, com certeza, vamos levar tudo para a nossa escola”, afirma a professora.
Os alunos ficaram atentos às explicações e surpresos com tantas “novidades”. Ao percorrerem os diferentes espaços do museu, eles tiveram contato com objetos, veículos, máquinas agrícolas e equipamentos utilizados nas últimas décadas na agropecuária mineira e pelos extensionistas rurais. No núcleo Panorama atual, eles tiveram uma ideia das novas tecnologias, por exemplo, nas áreas da cafeicultura e pecuária. “É legal visitar museus, ver as coisas antigas, aprender. Eu gostei demais”, disse o aluno do 7º ano da escola, João Victor Souza.
Cerca de 50 alunos do 5º ao 7º ano e três professoras da escola participaram da visita. O grupo foi recebido e acompanhado pelos educadores do museu, que são estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e por extensionistas da Emater-MG.
“Nós estamos com esse projeto educativo de trazer as escolas para o museu. Nessas visitas mediadas, a gente fala sobre o museu e sobre temas específicos que as escolas possam pedir. Normalmente as escolas querem saber sobre horta, a relação da educação como o campo”, conta a estagiária da UFMG, Gabriela Guerra Fortunato.
Implantação do Museu
O Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli foi inaugurado em 2023. O espaço é dedicado à história da assistência técnica e extensão rural e da agropecuária mineira. A implantação do museu se deu por meio de parceria entre a Emater-MG e a UFMG, por meio da Escola de Ciência da Informação.
“A importância do museu e de aproximar o campo com as pessoas da cidade, destacando a relevância da extensão rural no desenvolvimento sustentável da agropecuária mineira e sua contribuição para a economia local, segurança alimentar e preservação do meio ambiente”, diz a gerente do Departamento de Administração da Emater-MG, Neide Helena de Paula Vasconcelos Pena.
O Museu Mineiro da Extensão Rural recebeu o nome do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, falecido em 2023. A homenagem foi iniciativa da diretoria executiva da Emater-MG. Ex-ministro da Agricultura entre os anos de 1974 e 1979, Alysson Paolinelli é considerado um dos maiores nomes da agricultura mundial e grande defensor da segurança alimentar por meio da produção eficiente e sustentável.
O Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 13h às 17h. O espaço fica na sede da Emater-MG, na Avenida Raja Gabaglia, número 1.626, bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita. As visitas podem ser agendadas por e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (31) 3349-8154.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF