Minas Gerais
EMCplay, plataforma de streaming mineira, já está disponível
O Cine Humberto Mauro foi palco do lançamento da plataforma de streaming da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a EMCplay. Ela também inclui cinema mineiro e conteúdos audiovisuais que valorizam a identidade, o patrimônio, a cultura, os atrativos e as singularidades de Minas Gerais, tudo de graça, na palma da mão, em qualquer lugar e a qualquer momento.
A EMCplay concentra o rico material das emissoras públicas, a Rádio Inconfidência, com 85 anos de história, e a Rede Minas, com 37. O público poderá rever os conteúdos marcantes e especiais, como shows e espetáculos que só a Rede Minas registrou e também reportagens e programas carregados de memória afetiva, como Leila Entrevista, Arrumação, especiais do Agenda, Alto Falante, Brasil das Gerais e outros programas que também estarão disponíveis.
A EMC é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Catálogo
Os conteúdos disponíveis na EMCplay estão divididos nas categorias:
- +Minas Gerais (conteúdos informativos e cativantes sobre os atrativos do estado, como paisagens naturais, aspectos da cozinha mineira, patrimônio material e imaterial);
- Cinema em Minas (filmes, séries, documentários e animações produzidos em Minas Gerais ou que retratam o estado. Produções contempladas por editais da LAB – Lei Aldir Blanc, Fundo Estadual de Cultura e outras ferramentas de incentivo e fomento ao audiovisual);
- Ao Vivo (toda a programação que vai ao ar, diariamente, nas três emissoras públicas do estado – Rede Minas e Rádio Inconfidência AM e FM – em tempo real), Música nas Gerais (programas e shows exclusivos);
- +Rede Minas e +Inconfidência (o rico acervo das emissoras);
- Para Crianças (programas infantis marcantes como Dango Balango e outros conteúdos audiovisuais como, longas, curtas, séries e especiais feitos para entreter e também educar).
- Produções contempladas por editais da LAB – Lei Aldir Blanc, Fundo Estadual de Cultura e outras ferramentas de incentivo e fomento ao audiovisual, estarão na EMCplay. Os interessados em incluir seus filmes na plataforma poderão participar de um edital de credenciamento. Todo conteúdo será analisado pelo Grupo de Trabalho Curador da EMCplay, formado por servidores da Empresa Mineira de Comunicação e representantes da sociedade civil.
Festivais e mostras
Para tornar a plataforma ainda mais atrativa e diferenciada, a EMCplay abre a oportunidade para que festivais e mostras de cinema de Minas Gerais possam apresentar seus conteúdos e realizarem seus eventos online ou de forma híbrida, tendência antecipada pela pandemia que ampliou bastante o público desses festivais. Haverá chamamento público para exibição online de festivais e mostras.
A EMCplay já está disponível e pode ser acessada pelo site emcplay.com ou através do aplicativo no Google Play e Apple Store.
O lançamento da plataforma foi feito no Cine Humberto Mauro, nessa terça-feira (14/6).
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.