Minas Gerais

Epamig recebe 5ª edição do Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza no Campo Experimental de Leopoldina, na Zona da Mata, o 5º Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba. O evento será na quinta-feira (15/6), a partir das 8h.

Um dos importantes diferenciais da edição deste ano é o rearranjo da dinâmica das estações de campo, que terão programações individualizadas e simultâneas, possibilitando que os participantes acompanhem mais palestras sobre uma mesma cultura. No total serão cinco estações: bovinocultura de leite, cafeicultura (Conilon e Arábica), cultura do feijão, fruticultura e piscicultura (de corte e ornamental).

“Este ano não faremos rodízio das estações como nas edições anteriores. O visitante poderá fazer sua inscrição já direcionada para o tema de seu interesse. A ideia é que o público possa ter mais tempo para participar das palestras programadas para a estação escolhida e também para trocar experiências e tirar dúvidas com os palestrantes. Foi, inclusive, uma solicitação que veio dos participantes do último evento”, explica o pesquisador, e coordenador de transferência e difusão de tecnologia da Epamig Sudeste, Fábio Daniel Tancredi.

Segundo o pesquisador, a comissão organizadora tem tentado manter os temas das estações atrelados às demandas de produtores locais e também às pesquisas que são conduzidas no Campo Experimental de Leopoldina. Ele ressalta que a programação de 2023 traz alguns destaques nesse sentido. “Estamos retornando com uma estação exclusiva para a cultura do feijão, que tem uma importante inserção na região e foi requisitada pelos agricultores locais. Vamos aproveitar a oportunidade para apresentarmos e difundirmos as cultivares e sementes de feijão que a Epamig comercializa, que são materiais de excelente qualidade e têm sido bastante procurados”, explica Tancredi.

Leia Também:  Reparação Brumadinho: fortalecimento da agricultura contribui com desenvolvimento econômico e qualidade de vida na região atingida

Outro destaque, segundo ele, será a estação de campo exclusivamente dedicada à fruticultura que, no ano passado, dividiu o espaço com a de cafeicultura. Nela, haverá a presença de um produtor que irá relatar sua experiência com o cultivo de frutas na região, além de palestras sobre produção, colheita e pós-colheita da banana.

Na estação de bovinocultura de leite, participantes poderão saber mais sobre cria de bezerras leiteiras, fertilização in vitro e outras técnicas reprodutivas, além da silagem à base de trigo, tecnologia desenvolvida pela Epamig que tem se apresentado como alternativa de baixo custo e alta qualidade na dieta de animais leiteiros.

A região Sudeste de Minas Gerais possui grande potencial de crescimento para a piscicultura, tanto de corte quanto ornamental. Por isso, o espaço dedicado a essa cultura sediará três palestras que vão abordar as realidades, tendências e carências do mercado, para buscar melhorias práticas na região.

Cafés Conilon e Arábica

Na programação da estação de campo de cafeicultura, haverá palestras sobre o café Conilon e, pela primeira vez, sobre a espécie Arábica. “Vamos abordar pesquisas sobre o café Arábica que estão sendo desenvolvidas para a obtenção de cultivares mais resistentes a temperaturas elevadas. Sobre a espécie Conilon, que já é mais adaptada à região, vamos falar sobre implantação da lavoura, adubação, manejo dos cafeeiros, podas, dentre outros assuntos”, detalha a pesquisadora da Epamig Sudeste, e membro da comissão organizadora do evento, Waldênia Moura.

Leia Também:  Governo de Minas fiscaliza alvos suspeitos de desmatamento ilegal no Triângulo Mineiro

Segundo ela, após as apresentações, os participantes serão conduzidos até as lavouras experimentais da Epamig para conferir, in loco, o desenvolvimento de pesquisas recentes de ambos programas de melhoramento genético conduzidos em Leopoldina, tanto de Conilon quanto de Arábica.

Além da Epamig, o evento tem co-realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da prefeitura de Leopoldina. As inscrições gratuitas serão realizadas no local do evento e haverá emissão de certificados para interessados. Mais informações pelos telefones (32) 3441-2330 e (32) 3441-1955 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço

5º Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba (presencial e gratuito)

Data: 15/6/2023 (quinta-feira)

Hora: 8h

Local: Campo Experimental de Leopoldina (Epamig) – Estrada do Aeroporto (via Vargem Linda), Zona Rural, Leopoldina (MG)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  10ª Encontro Nacional da Soja no Paraná
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA