Minas Gerais

Escola de Saúde Pública recebe primeira turma para curso de Vigilância em Saúde

Publicados

em

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu na segunda-feira (7/11) a aula inaugural da primeira turma do curso de Especialização em Vigilância em Saúde (2022-2023), conduzida pelo professor convidado Rivaldo Venâncio da Cunha, coordenador de Vigilância em Saúde e laboratórios de referência da Fiocruz. O tema abordado foi “O lugar da vigilância em saúde no SUS”.

O objetivo do curso é promover reflexões e análises críticas sobre as práticas nos serviços de saúde no campo da Vigilância em Saúde em suas múltiplas dimensões e interfaces, além de produção de conhecimentos técnico-científicos em prol de um sistema de saúde universal, integral e equânime. A especialização selecionou 44 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Minas Gerais  que atuam em nível estadual ou municipal, com diploma de nível superior e atuação na Vigilância em Saúde. 

Uma das alunas é Geisielle Hener da Silveira, enfermeira e gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna. Ela conta que se interessou pelo curso para poder se aprimorar e atender melhor os usuários do sistema público de saúde de sua cidade. “Minhas expectativas são as melhores, porque os professores são conceituados e também teremos a oportunidade de trocar experiências com vários profissionais de outros municípios, o que será muito bom”, explicou.

Leia Também:  Bolsonaro discursa pela primeira vez após atos de vandalismo no DF

Já Fabrício Oliveira Florentino é formado em gestão ambiental e atua na Vigilância em Saúde e Sanitária de São João Nepomuceno. De acordo com ele, servidor público há 22 anos, o curso será uma ótima oportunidade para se atualizar profissionalmente. “Para quem vive em pequenos municípios e atua em funções diversas, é preciso  ter um conhecimento mais ampliado. Também entendo que o pós-pandemia trouxe muitas consequências e desafios para o setor de saúde. Então cabe, agora, nos reinventarmos para oferecer uma assistência ainda mais qualificada para a população”, afirmou.

O curso é no formato presencial, com carga horária de 360 horas/aula, mais produção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas são realizadas nas dependências da ESP-MG, em Belo Horizonte e começaram nesta semana.

ESP-MG / Divulgação

Diversidade

Diretora da ESP, Mara Tanure deu boas vindas e enfatizou a diversidade dos 44 discentes, vindos de 34 municípios do estado. “É maravilhoso ter estudantes de várias cidades mineiras, descentralizar o conhecimento por muitos lugares do estado por meio dessas pessoas. Isso só enriquece ainda mais as trocas, porque a gente aprende e ensina”, completou.

O superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, lembrou das parcerias entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Escola de Saúde Pública ao longo dos anos e também parabenizou os estudantes por buscarem aperfeiçoamento, porque isso resulta em uma melhor capacitação profissional e, como consequência, num atendimento mais qualificado às demandas da população usuária do SUS.

Leia Também:  Caetanópolis e Curvelo terão unidades de Saúde reformadas

Coordenadora da especialização, Rose Ferraz Carmo disse esperar que o curso resulte em construção e partilha de saberes e conhecimentos. A coordenadora também comentou que este curso é resultado de um processo de trabalho que vem sendo realizado ao longo do tempo entre a SES e a ESP, voltado para profissionais que atuam nas Vigilâncias em Saúde do estado.

Os alunos do curso são residentes nas seguintes cidades: Espera Feliz, Governador Valadares, Timóteo, Ouro Preto, Lagoa Santa, Belo Horizonte, São João Batista do Glória, São Sebastião do Rio Verde, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Ipatinga, Descoberto, Matozinhos, Manga, Ribeirão Das Neves, São João Nepomuceno, Itaúna, Pirapora, Visconde do Rio Branco, Nova Era, Sarzedo, Barão de Cocais, Rio Parnaíba, São João Evangelista, Capelinha, Ubá, São Sebastião do Paraíso, Serra do Salitre, Betim, Alfredo Vasconcelos, Pedra Azul, Cataguases e Ouro Branco.

Participaram da cerimônia de abertura oficial do curso a diretora-geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure; o superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Mendes; a coordenadora de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde da ESP-MG, Gisele Tófoli; o superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia e a coordenadora da Especialização, Rose Ferraz Carmo.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente de Embratur, Marcelo Freixo participa de audiência pública nesta segunda (8)
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA