Minas Gerais

Estado acompanha trabalhos de ampliação de unidades prisionais e socioeducativas no Triângulo Mineiro

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) concluiu, nesta semana, série de vistorias em unidades prisionais e socioeducativas no Triângulo Mineiro. A comitiva percorreu instalações da Sejusp e obras nas cidades de Uberlândia, Araguari, Frutal e Tupaciguara, aproximando a gestão de todos que fazem segurança pública diariamente.

“Pudemos visitar e verificar in loco condições estruturais, de segurança, de recursos humanos e métodos de ressocialização nos sistemas convencional, socioeducativo e Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). Uma visita crucial, que valoriza os profissionais da segurança pública nessas cidades, demonstrando a atenção da Sejusp aos desafios que impactam diretamente o trabalho de cada um”, observou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo, que liderou o grupo de trabalho.

No período, a equipe também procurou entender as necessidades, potenciais parceiros e outras oportunidades para aprimorar estrutura, condições de ressocialização e condições de trabalho.

Além do secretário adjunto, participaram da série de visitas – entre 22 e 24/1 – a subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo; o subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna; a chefe de gabinete da Sejusp, Patrícia Mello; o chefe de gabinete do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Laércio Rocha, e assessores.

Leia Também:  Ovos pré-históricos encontrados durante obra em rodovia serão estudados pela Uemg

Uberlândia

A comitiva iniciou as visitas na segunda-feira (22/1), na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, instalada em Uberlândia. No local, teve a oportunidade de ver obras de melhorias, como novas salas de videoconferência – utilizadas para audiências e atendimentos jurídicos -, e as reformas de revitalização dos pavilhões.

Em seguida, o grupo foi ao Presídio Professor Jacy de Assis, também na cidade, onde estão sendo construídas salas de atendimento ao preso e, assim como na penitenciária, acontecem ampliações das salas de videoconferência.

Já na terça-feira (23/1), o grupo conferiu de perto as atividades de ressocialização dos Centros Socioeducativos de Uberlândia, que mantêm parceiros importantes para a execução dos trabalhos.

Araguari e Tupaciguara

Ainda na terça-feira, a equipe se deslocou para o Presídio de Araguari para visitar fábricas que atuam dentro da unidade, como a de produção de palheiros. A unidade também revelou uma iniciativa diferente: uma ampla horta que não apenas beneficia os custodiados, mas também contribui com doações de alimentos para instituições carentes da cidade.

Leia Também:  Investimento do Governo em hemodiálise beneficia cerca de 200 mil habitantes na microrregião de Salinas e Taiobeiras

O Centro Socioeducativo de Tupaciguara foi outra unidade vistoriada, onde foi analisado, de forma detalhada, o trabalho realizado com adolescentes em conflito com a lei.

Já no Presídio de Tupaciguara, além das questões de segurança, foram avaliadas oficinas e oportunidades de trabalho destinadas aos presos: fábricas de blocos, lençóis, absorventes, lixo, entre outras iniciativas.

Frutal

No último dia de atividades, a equipe se deslocou para Frutal, onde acompanhou os trabalhos de construção da nova unidade prisional do município, que oferecerá mais de 380 vagas, com previsão de entrega ainda em 2024. Além disso, três Apacs – masculina, feminina e juvenil – também receberam a visita do grupo.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Copasa implanta novo reservatório em Dona Euzébia, na Zona da Mata   

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Sistema Prisional retoma cursos profissionalizantes pós-pandemia 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA