Minas Gerais
Etapa Regional do Jemg chega ao fim com a participação de 650 escolas
A etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2023 (Jemg) chegou ao fim e contou com estudantes, entre 12 e 17 anos, classificados das etapas microrregionais. Foram mais de 650 escolas participantes, de 340 municípios, que competiram em jogos de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, nas modalidades masculina e feminina, nas cidades de Três Marias, Passos, Leopoldina, Almenara, Paracatu e Divinópolis. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa regional avançam para a etapa estadual, que também terá a participação dos estudantes em modalidades individuais. A etapa estadual será realizada entre os dias 1º e 6 /8, em Uberaba.
Para o professor de educação física e diretor da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Sabará, Ronaldo Martins, o Jemg, além de uma competição esportiva, traz um olhar de crescimento pessoal aos estudantes-atletas. “O esporte é muito mais que isso, ele fortalece a autoestima, cultiva o respeito, estimula a solidariedade, o sentido de equipe, a disciplina e a capacidade de tolerância. E, é nesse cenário que acontece a retomada do Jemg”, relata o diretor.
Segundo Ronaldo, o Jemg trouxe diversas experiências para ele, como diretor, já que ele sediou os jogos e hospedou atletas na etapa microrregional e, nesta etapa regional, esteve com sua escola em Paracatu, como visitante. “Fomos como visitantes e foi um momento de muita alegria para todos, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas e de se conhecerem melhor. As experiências que os jogos escolares trazem para nossos alunos são indescritíveis”.
Além de toda preparação dos estudantes-atletas, junto de seus professores, as escolas também receberam cuidados e preparações especiais do Governo de Minas para esta etapa. Para melhor acomodação dos atletas e segurança na prática do esporte, as escolas realizaram reformas e melhorias em suas estruturas, com recursos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
O Jemg de 2023
O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), com execução técnica de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). O Jemg ainda terá a etapa estadual, que será realizada em Uberaba entre os dias 1 e 6/8. A cidade receberá cerca de 6 mil estudantes-atletas, e os classificados representarão o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude e nas Paraolimpíadas Escolares.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.