Minas Gerais
Fapemig tem propostas aprovadas no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou público o resultado do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III. A iniciativa, executada em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), busca contribuir para a redução das assimetrias regionais a partir da consolidação de programas de pós-graduação e da manutenção da qualidade daqueles de excelência reconhecida.
Em outubro de 2022, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realizou uma live com o objetivo de tirar dúvidas das instituições interessadas e elencar os temas estratégicos para o estado. O vídeo ainda está disponível neste link. A partir daí, as instituições de ensino superior apresentaram suas propostas: foram 18 ao todo, que passaram pela análise da Fapemig. Destas, quatro foram selecionadas pela fundação, número máximo de propostas por FAP permitidas pelo edital. Os quatro projetos submetidos pela Fapemig ao PDPG III foram aprovados. O resultado completo pode ser consultado aqui.
Projetos aprovados
As propostas aprovadas são vinculadas à Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). As plataformas tecnológicas apoiadas envolvem as temáticas: Hidrogênio como fonte de energia; Imunobiológicos e biofármacos; e Energias renováveis. Os programas de pós-graduação e o título dos projetos contemplados são:
Projeto 1 – Unifei (Plataforma tecnonológica: Hidrogênio como fonte de energia)
Programa de Pós-Graduação Engenharia Mecânica
Título: Avaliação tecnico-econômica e ambiental das tecnologias de produção de biocombustíveis e hidrogênio e seu potencial no Estado de Minas Gerais.
Projeto 2 – UFMG (Plataforma tecnológica: Imunobiológicos e Biofármacos)
Programa de Pós-Graduação Ciências Biológicas (Fisiologia e farmacologia)
Programa de Pós-Graduação Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
Programa de Pós-Graduação Biologia Celular
Programa de Pós-Graduação Genética Programa de Pós-Graduação Ciências Biológicas (Microbiologia)
Título: Desenvolvimento de Imunobiológicos e Biofármacos para terapias avançadas e inovadoras.
Projeto 3 – UFU (Plataforma tecnológica: Energias Renováveis)
Programa de Pós-Graduação Engenharia Elétrica
Título: Desenvolvimento de Conversores Estáticos Inteligentes para Conexão de Microrredes e Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) ao Sistema Elétrico de Potência.
Projeto 4 – Ufop (Plataforma tecnológica: Imunobiológicos e Biofármacos)
Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas
Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas
Programa de Pós-graduação em Saúde e Nutrição
Título: Fortalecimento e consolidação dos programas de Pós graduação em ciências da vida na área de imunobiológicos e biofármacos em ambientes multiusuários da Universidade Federal de Ouro Preto.
PDPG
O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação tem como público alvo os programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos aptos a contribuir com a formação de recursos humanos altamente qualificados, ampliar a produção acadêmico-científica e apresentar tecnologias necessárias para o desenvolvimento dos temas prioritários identificados pelo proponente nos estados.
Ao todo, a Capes prevê o investimento de R$126,1 milhões na ação, distribuídos entre bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As FAPs entram com contrapartida na forma de custeio de, pelo menos, 30% do montante destinado pela Capes a cada projeto.
O próximo passo é a formalização do acordo de cooperação entre a Fapemig e a Capes para dar sequência à implementação da contrapartida e das bolsas no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) da Capes. Dessa forma, não há previsão de data para as contratações dos projetos aprovados, mas assim que a Fapemig tiver a informação, os proponentes serão contatados.
Dúvidas podem ser enviadas por meio do Fale Conosco.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas