Minas Gerais
Feam seleciona bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A seleção é resultado de convênio celebrado entre a Feam e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Assinado em 19/10 e publicado em 19/11, o convênio visa incentivar a iniciação de estudantes da graduação em atividades de pesquisa científica e tecnológica, estimulando a vocação científica e contribuindo para a formação escolar ou acadêmica.
Os interessados têm até o dia 16/12 para se inscreverem e devem estar matriculados regularmente em curso de graduação em geografia ou engenharia ambiental, no qual devem ter cursado, no mínimo, o quarto período. O valor mensal da bolsa é de R$ 500; a carga horária, em regime híbrido, é de 20 horas semanais.
Será selecionado um bolsista que atuará sob a orientação e supervisão de um representante da Feam. Entre as atividades desenvolvidas pelo estudante estão: formação de banco de dados geográficos, proposição de metodologia de divisão das bacias hidrográficas do território de Minas Gerais; desenvolvimento de uma metodologia de classificação de bacias, entre outros.
O processo seletivo consiste em cinco etapas: inscrição, habilitação, análise curricular, entrevista e resultados. O resultado final, após recursos, será divulgado no dia 31/1/2023.Tema
A pesquisa visa propor caminhos para o aprimoramento da Avaliação Ambiental Integrada (AAI) de aproveitamentos hidrelétricos, no intuito de alinhar o procedimento conduzido no estado com as melhores práticas da avaliação de impactos cumulativos do setor hidrelétrico no cenário nacional e internacional.De acordo com informações da Gerência de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial (Geaad) da Feam, a AAI é um importante instrumento para aprimorar a gestão de políticas públicas, contribuindo para o uso sustentável dos recursos hídricos e ambientais e para harmonizar a conservação da natureza com o desenvolvimento social e econômico.
A pesquisa irá contribuir com o aprimoramento da metodologia de AAI adotada em Minas Gerais, para que esteja pautada em critérios e técnicas mais modernas e robustas, especialmente no que se refere à priorização de bacias para elaboração de AAI.
Confira aqui o edital.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas