Minas Gerais

Feira com produtores locais é destaque da programação de fim de ano em Caeté

Publicados

em

Prefeitura de Caeté / Divulgação

O espírito natalino já tomou conta de Caeté, cidade histórica que foi uma das sete vilas do ouro no século 18 e local da guerra dos Emboabas. O município é um importante destino do turismo de aventura em Minas Gerais e tem como um dos principais cartões-postais a Serra da Piedade.

Próxima da capital mineira, Caeté integra o Natal da Mineiridade, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) que promove os destinos com programação natalina neste ano.

Segundo o coordenador técnico de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade, Pedro Henrique Silva da Conceição, a programação começou em 10/12, com a Cantata de Natal com diversos corais da cidade na Praça Doutor João Pinheiro, a Praça da Matriz, que está decorada para receber os visitantes.

O auge da festa será neste domingo (18/11). A partir das 15h, será realizado o Natal das Crianças, evento tradicional em Caeté com doação de brinquedos, balas e guloseimas que foram arrecadados por meio de doações ao longo de todo o ano. Às 17h, haverá a chegada do Papai Noel para a alegria dos pequenos. Mais tarde, às 19h, a praça também vai receber um show com canções de Natal. Segundo a prefeitura, se chover, a festa muda de endereço e vai para o Ginásio Poliesportivo.

Leia Também:  Cemig SIM abre licitação de R$ 350 milhões para construção de 23 novas usinas solares em Minas

Fomento aos produtores

Um dos principais destaques da programação de Natal no domingo, segundo o coordenador, é a feira com a presença de produtores de Caeté. “Fizemos um resgate de fomento desse setor, impactado pela pandemia. Estamos coroando o trabalho feito com eles ao longo de todo o ano. Fizemos vários eventos em 2022 e tudo se agrega”, explicou.

Paulo Henrique Silva lembrou que a visita do governador Romeu Zema à cidade em abril, quando Caeté recebeu a certificação de cidade produtora do Queijo Minas Artesanal, também impulsionou as tratativas com os produtores. Quem passar pela feirinha natalina de Caeté vai poder adquirir, além dos queijos, diversos produtos feitos no município, como doces, quitandas e artesanato.

Natal da Mineiridade

Em 2022, Minas Gerais completou 302 anos e a Secult lançou a iniciativa do Ano da Mineiridade, para destacar as tradições, costumes e histórias das regiões do estado. E as ações foram estendidas para o período natalino, não só na capital mineira, com a iluminação especial na Praça da Liberdade, que remete às manifestações culturais do estado, mas também passando pela divulgação das atividades em outros municípios mineiros.

Leia Também:  Proposta de Minas é aprovada e congelamento da base de cálculo do ICMS dos combustíveis será mantido até 31/3

“Celebramos a mineiridade ao longo de 2022 e agora teremos uma iniciativa em conjunto para fortalecer o nosso sentimento de orgulho e o turismo em todo o estado para comemorar o Natal no Circuito Liberdade e nas cidades do interior”, destacou o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, na inauguração das luzes em BH em 2/12.

Cerca de 200 municípios de diversas regiões do estado participam das ações neste ano. Clique aqui para conhecer o portfólio de Destinos do Natal da Mineiridade.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Proposta de Minas é aprovada e congelamento da base de cálculo do ICMS dos combustíveis será mantido até 31/3
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA