Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Feira estadual do azeite tem programação divulgada

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove mais uma edição do Azeitech com programação dividida em dois momentos: no dia 29/3, a partir das 17h, terá Painel Científico on-line, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da empresa no YouTube; já no dia 31/3, das 7h às 12h, haverá o 18º Dia de Campo de Olivicultura, no Campo Experimental de Maria da Fé. 

A edição marca as comemorações dos 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no país, feita na Epamig em Maria da Fé. “A programação vai destacar os avanços alcançados pela geração de tecnologias em todas as etapas da cadeia produtiva e também discutir e apresentar alternativas para algumas das principais demandas dos olivicultores neste momento, como nutrição e combate a doenças. Também vamos celebrar esses 15 anos, com o lançamento de um rótulo especial para os azeites da Epamig nesta safra”, adianta o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira. 

Painel científico 

A programação on-line contará com três mesas redondas. A primeira delas, moderada por Luiz Fernando de Oliveira, terá como convidados a representante do Conselho Oleícola Internacional (COI), Catarina Bairrão Balula, que vai falar sobre o tema “COI e o azeite no mundo” e o consultor gastronômico Marcelo Scofano que participará como debatedor. 

Leia Também:  Ipsemg implementa agendamento on-line em unidades regionais

Na sequência, o olivicultor português João Miguel Rosado vai contar um pouco de sua experiência na produção do azeite “Amor é Cego”, no Monte da Oliveira Velha, localizado na região Centro-Sul de Portugal, a 17 quilômetros da cidade de Évora. “A ideia de convidar este produtor se deu por algumas similaridades entre as condições de cultivo dele e a olivicultura da Serra da Mantiqueira”, comenta o engenheiro agrônomo Pedro Moura, que conduzirá o debate. Ana Beloto, azeitóloga e autora do livro “Azeite-se” também participará.

Encerrando a programação da noite, a engenheira agrônoma Patriciani Cipriano recebe os presidentes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, que abordará o tema “Ibraoliva e o azeite brasileiro” e da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Moacir Nascimento, que será o debatedor.

Dia de Campo e Mostra tecnológica

No dia 31/3, a programação terá início com visitas à 8ª Mostra Tecnológica, que reúne equipamentos e produtos relacionados à cultura. A abertura marcará o lançamento do rótulo comemorativo aos 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil. Em campo, três estações irão abordar os temas “Introdução à olivicultura”, “Estratégias para avaliação nutricional em olivicultura” e “Impacto de doenças no ponto de colheita e qualidade do azeite”.

Leia Também:  AGE-MG garante economia de R$ 3,6 milhões para os cofres públicos

“Temos realizado estudos sobre fertilidade do solo e nutrição de plantas com objetivo de estabelecer um balanço nutricional adequado, diagnosticando os nutrientes em escassez ou em excesso e as quantidades necessárias para a olivicultura. Pretendemos estabelecer recomendações para a Região da Serra da Mantiqueira com base na época, número de aplicações e fontes de fertilizantes, visando alcançar maior eficiência agronômica dos fertilizantes aplicados”, explica a engenheira agrônoma Patriciani Cipriano, acrescentando que “tais medidas podem aumentar a rentabilidade da produção e trazer economia ao olivicultor na aquisição de defensivos e fertilizantes”.

As atividades do Azeitech são gratuitas e não necessitam de inscrições prévias. Informações cemf.evento@epamig.br, (35) 3662-1227 – www.azeitech.com.br.  

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Estudantes da rede estadual podem se inscrever até 5/5 no Programa Jovem Senador 2023

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA