Minas Gerais

Férias escolares: espaço da Cemig oferece experiências tecnológicas no Museu de Artes e Ofícios

Publicados

em

Neste período de férias, a Cemig convida toda a família para uma experiência diferente: conhecer a energia elétrica de forma lúdica, divertida e inovadora.

O Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, localizado no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, Centro de Belo Horizonte, é uma atração gratuita e que promete encantar crianças e adultos e trazer conhecimentos por meio da interatividade e do brincar.

Cemig / Divulgação

O espaço, construído pela companhia e pelo Sesi, conecta o passado e o futuro da energia elétrica, com experiências que causam nostalgia nos adultos e descoberta aos pequenos. Isso é possível graças a uma das peças disponíveis: a linha do tempo da energia.

Para aguçar os sentidos, a estrutura traz sons característicos de trovões, das antigas conexões com a internet, além de luzes e interatividade.

Como destaque da exposição, estão importantes peças que explicam conceitos da física, de forma acessível mas sem obviedades.

É possível, por exemplo, sentir o cabelo arrepiar com o Gerador de Van de Graaf, conduzir a energia com a esfera de plasma, entre outras experiências que combinam jogos e explicações mediadas durante toda a visita.

Leia Também:  Governo de Minas inicia pagamento de reajuste da Educação já na folha de julho

Além do Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, os visitantes podem desfrutar do rico acervo do Museu de Artes e Ofícios, que reúne centenas de peças que contam a história do trabalho, das artes e dos ofícios e estimulam um olhar para o passado, o presente e o futuro do trabalho e do impacto da energia nessa relação.

Como acessar o Museu de Artes e Ofícios

A visitação no Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética é gratuita. Neste momento, embora a Praça da Estação esteja em obras, a entrada ocorre normalmente pela entrada situada ao lado da escadaria do metrô da capital mineira.

As visitas ocorrem sem agendamento prévio de terça a sexta-feira, das 11h às 16h e aos sábados e feriados, das 9h às 17h. Vale ressaltar que para o último horário, é necessário chegar com antecedência de, pelo menos, 30 minutos.

Sobre o Espaço

Esta é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

Leia Também:  Museu Mineiro da Extensão Rural conta história do desenvolvimento agropecuário no estado

Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, a empresa reconhece a importância dos espaços de arte e cultura para a educação, principalmente quando se trata do consumo sustentável.

“Com seu acesso democrático, no coração de Belo Horizonte, a Cemig acredita que o Espaço de Eficiência Energética cumpre um importante papel na educação sobre a energia elétrica”, afirma.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo quita mais um passivo de férias-prêmio para servidores estaduais  

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas inicia pagamento de reajuste da Educação já na folha de julho

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA