Minas Gerais

Férias escolares: espaço da Cemig oferece experiências tecnológicas no Museu de Artes e Ofícios

Publicados

em

Neste período de férias, a Cemig convida toda a família para uma experiência diferente: conhecer a energia elétrica de forma lúdica, divertida e inovadora.

O Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, localizado no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, Centro de Belo Horizonte, é uma atração gratuita e que promete encantar crianças e adultos e trazer conhecimentos por meio da interatividade e do brincar.

Cemig / Divulgação

O espaço, construído pela companhia e pelo Sesi, conecta o passado e o futuro da energia elétrica, com experiências que causam nostalgia nos adultos e descoberta aos pequenos. Isso é possível graças a uma das peças disponíveis: a linha do tempo da energia.

Para aguçar os sentidos, a estrutura traz sons característicos de trovões, das antigas conexões com a internet, além de luzes e interatividade.

Como destaque da exposição, estão importantes peças que explicam conceitos da física, de forma acessível mas sem obviedades.

É possível, por exemplo, sentir o cabelo arrepiar com o Gerador de Van de Graaf, conduzir a energia com a esfera de plasma, entre outras experiências que combinam jogos e explicações mediadas durante toda a visita.

Leia Também:  Tribunal de Justiça de Minas Gerais é o novo cliente varejista da Cemig no Mercado Livre de Energia

Além do Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, os visitantes podem desfrutar do rico acervo do Museu de Artes e Ofícios, que reúne centenas de peças que contam a história do trabalho, das artes e dos ofícios e estimulam um olhar para o passado, o presente e o futuro do trabalho e do impacto da energia nessa relação.

Como acessar o Museu de Artes e Ofícios

A visitação no Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética é gratuita. Neste momento, embora a Praça da Estação esteja em obras, a entrada ocorre normalmente pela entrada situada ao lado da escadaria do metrô da capital mineira.

As visitas ocorrem sem agendamento prévio de terça a sexta-feira, das 11h às 16h e aos sábados e feriados, das 9h às 17h. Vale ressaltar que para o último horário, é necessário chegar com antecedência de, pelo menos, 30 minutos.

Sobre o Espaço

Esta é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

Leia Também:  Condições de trabalho na Cemig pautam audiência nesta quinta (13)

Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, a empresa reconhece a importância dos espaços de arte e cultura para a educação, principalmente quando se trata do consumo sustentável.

“Com seu acesso democrático, no coração de Belo Horizonte, a Cemig acredita que o Espaço de Eficiência Energética cumpre um importante papel na educação sobre a energia elétrica”, afirma.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prazo para inscrição nos Jogos Escolares termina nesta sexta-feira (1/4)
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA