Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Ferramenta lançada pela Semad auxilia municípios na efetivação de políticas ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou nesta semana o relatório executivo do Índice de Desempenho Ambiental (Idam), instrumento para avaliação e monitoramento do desempenho ambiental anual dos municípios mineiros. O relatório contém o detalhamento metodológico de elaboração do instrumento.

Com a publicação do Idam, a Semad pretende auxiliar os municípios de Minas Gerais no planejamento e na definição de ações no âmbito da política pública ambiental. O relatório pode, também, subsidiar o direcionamento de ações, programas e projetos ambientais regionalizados no âmbito do estado de Minas Gerais.

Gestores municipais terão acesso à construção metodológica dos indicadores base trabalhados, o que possibilitará a compreensão mais dos indicadores e resultados do instrumento. “Com a entrega, reforça-se o caráter horizontal da ferramenta, na medida em que as instâncias do poder público municipal terão oportunidade de avaliar seu desempenho ambiental, revisar seus indicadores e fomentar ações e políticas para a melhoria de seu desempenho ambiental”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

O relatório executivo do Idam é composto basicamente da metodologia detalhada desenvolvida pela Diretoria de Gestão Territorial Ambiental da Semad. “A construção da ferramenta contou com a participação de diversos colaboradores, sobretudo, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, observa o superintendente. Além disso, a ferramenta traz a descrição conceitual dos indicadores socioambientais escolhidos, o panorama atual dos indicadores no estado e o ranqueamento municipal com base no resultado do índice global de cada município, por meio do Idam Global.

Leia Também:  Governo de Minas e municípios entregam novas obras do projeto Mãos Dadas

Também traz, de forma complementar, a perspectiva dos Idams municipais em função das Superintendências Regionais de Meio Ambiente e suas jurisdições, permitindo uma visão regionalizada dos resultados.

Para Diogo Melo Franco, a entrega do relatório executivo permite uma compreensão mais ampla dos procedimentos que balizaram os técnicos da Semad na construção do instrumento. “O estudo permite proporcionar esclarecimentos e análises posteriores, que garantirão o uso e o exercício do Índice”, afirma.

Assim, a entrega permitirá que gestores e analistas do Sisema, bem como demais interessados em âmbito civil, realizem análises que tenham o Idam como subsídio, de forma procedimental e conceitualmente referenciada, o que dá robustez ao instrumento.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destaca ainda que, com o relatório executivo será possível estabelecer rodadas de diálogos intersetoriais com atores-chave. “O foco são os municípios mineiros, visando apresentar e fomentar os resultados do Idam de forma efetiva”, destaca.

Acesso

O Idam foi apresentado oficialmente em novembro de 2022 no portal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Clique aqui para conhecer a ferramenta.

Leia Também:  Defesa Civil percorre mais de mil quilômetros para auxiliar municípios atingidos pelas chuvas

Ele traz o resumo executivo da metodologia e dos resultados do ano de 2022, assim como toda a base geoespacial associada, por meio da plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema (IDE-Sisema), e agora apresenta a publicação do relatório na íntegra. Todas as publicações do Idam podem ser acessadas diretamente no link Publicações, disponibilizado na mesma página do portal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Na IDE-Sisema, em Instrumentos e Projetos Territoriais>Índice de Desempenho Ambiental Municipal – Idam (Semad) é possível visualizar os dados e fazer o download em diversos formatos 

Para mais informações consulte também os metadados (dado sobre o dado) do Idam no catálogo de metadados da IDE-Sisema. Clique aqui

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Conselheiro destaca, em audiência na ALMG, que 743 municípios mineiros não estariam cumprindo o piso nacional da Educação

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA