Minas Gerais

Ferramenta lançada pela Semad auxilia municípios na efetivação de políticas ambientais

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou nesta semana o relatório executivo do Índice de Desempenho Ambiental (Idam), instrumento para avaliação e monitoramento do desempenho ambiental anual dos municípios mineiros. O relatório contém o detalhamento metodológico de elaboração do instrumento.

Com a publicação do Idam, a Semad pretende auxiliar os municípios de Minas Gerais no planejamento e na definição de ações no âmbito da política pública ambiental. O relatório pode, também, subsidiar o direcionamento de ações, programas e projetos ambientais regionalizados no âmbito do estado de Minas Gerais.

Gestores municipais terão acesso à construção metodológica dos indicadores base trabalhados, o que possibilitará a compreensão mais dos indicadores e resultados do instrumento. “Com a entrega, reforça-se o caráter horizontal da ferramenta, na medida em que as instâncias do poder público municipal terão oportunidade de avaliar seu desempenho ambiental, revisar seus indicadores e fomentar ações e políticas para a melhoria de seu desempenho ambiental”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

O relatório executivo do Idam é composto basicamente da metodologia detalhada desenvolvida pela Diretoria de Gestão Territorial Ambiental da Semad. “A construção da ferramenta contou com a participação de diversos colaboradores, sobretudo, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, observa o superintendente. Além disso, a ferramenta traz a descrição conceitual dos indicadores socioambientais escolhidos, o panorama atual dos indicadores no estado e o ranqueamento municipal com base no resultado do índice global de cada município, por meio do Idam Global.

Leia Também:  Governador se reúne com representantes da agricultura familiar de Divinópolis

Também traz, de forma complementar, a perspectiva dos Idams municipais em função das Superintendências Regionais de Meio Ambiente e suas jurisdições, permitindo uma visão regionalizada dos resultados.

Para Diogo Melo Franco, a entrega do relatório executivo permite uma compreensão mais ampla dos procedimentos que balizaram os técnicos da Semad na construção do instrumento. “O estudo permite proporcionar esclarecimentos e análises posteriores, que garantirão o uso e o exercício do Índice”, afirma.

Assim, a entrega permitirá que gestores e analistas do Sisema, bem como demais interessados em âmbito civil, realizem análises que tenham o Idam como subsídio, de forma procedimental e conceitualmente referenciada, o que dá robustez ao instrumento.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destaca ainda que, com o relatório executivo será possível estabelecer rodadas de diálogos intersetoriais com atores-chave. “O foco são os municípios mineiros, visando apresentar e fomentar os resultados do Idam de forma efetiva”, destaca.

Acesso

O Idam foi apresentado oficialmente em novembro de 2022 no portal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Clique aqui para conhecer a ferramenta.

Leia Também:  Sistema auxilia otimização de escala de plantões

Ele traz o resumo executivo da metodologia e dos resultados do ano de 2022, assim como toda a base geoespacial associada, por meio da plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema (IDE-Sisema), e agora apresenta a publicação do relatório na íntegra. Todas as publicações do Idam podem ser acessadas diretamente no link Publicações, disponibilizado na mesma página do portal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Na IDE-Sisema, em Instrumentos e Projetos Territoriais>Índice de Desempenho Ambiental Municipal – Idam (Semad) é possível visualizar os dados e fazer o download em diversos formatos 

Para mais informações consulte também os metadados (dado sobre o dado) do Idam no catálogo de metadados da IDE-Sisema. Clique aqui

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Defesa Civil e Ouvidoria-Geral do Estado orientam a população e turistas em ação para o Carnaval de BH
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA