Minas Gerais
Fhemig investe mais de R$ 1,4 mi em intensificadores de imagem para hospital de Barbacena
O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebeu dois novos aparelhos intensificadores de imagem. A aquisição, que teve o processo iniciado em outubro de 2021, contou com um investimento de mais de R$ 1,4 milhão e faz parte do processo de inovação do parque tecnológico que vem ocorrendo em todas as unidades da Rede Fhemig.
O HRB-JA é referência em trauma na micro e macrorregião de Barbacena, composta por 51 municípios que somam cerca de 800 mil habitantes, e presta serviços de média e alta complexidade. “Somos referência em cirurgias ortopédicas, de traumas e bucomaxilofacial, e esses equipamentos são fundamentais, já que fornecem aos cirurgiões imagens dinâmicas de alta resolução, em tempo real, possibilitando o monitoramento do progresso das cirurgias e tornando-as o menos invasivas possível”, explica o diretor da unidade, Claudinei Emídio Campos.
Segundo Claudinei Emídio, para não ficar sem a tecnologia, tão importante durante os procedimentos cirúrgicos, a unidade vinha utilizando aparelhos emprestados pelo Hospital Júlia Kubitschek (HJK), também da Fhemig, desde o ano passado.
De acordo com o coordenador da Unidade de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico do HRB-JA, Guilherme Cúrcio Cassini, a aquisição dos intensificadores é um avanço para a assistência, pacientes e equipe técnica da unidade, já que são ainda mais modernos que os anteriores. “Tratam-se de aparelhos com uma tecnologia bem mais atual do que os que tínhamos na unidade anteriormente. Por isso, é necessário que a equipe passe por um treinamento antes. A previsão é que os equipamentos sejam colocados em uso até o mês de fevereiro”, afirma.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.