Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábado (6/1)

Published

on

O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Cemig, e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções.

O cortejo marca o encerramento do Natal da Mineiridade, período de 36 dias que contou com extensa agenda de atrações em Belo Horizonte e cidades do interior.

A programação conta com participação do cantor e compositor Maurício Tizumba, que receberá o violeiro Pereira da Viola, e oito folias da capital e do interior, como a Folia de Santos Reis (Conjunto Paulo VI), Pastorinhas da Tapera, Folia de Santos Reis e São Sebastião com Proteção de São José, Folia de Reis de Dona Guidinha e Folia de Santos Reis (Vespasiano).

Concentração

O grupo se concentrará em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o Prédio Verde, e seguirá pela Alameda Central da praça em direção ao Palácio da Liberdade, onde será realizado ato simbólico.

Leia Também:  Atrium da Liberdade, espaço para lazer e descanso no Carnaval, será instalado em duas das principais praças de BH

As Folias de Reis são tradição de origem ibérica e fazem parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil.

Ao longo dos anos, a manifestação foi se tornando componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.

As folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações afro-mineiras e representam uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.

Patrimônio

Geralmente, as folias são formadas por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins.

Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, a exemplo de trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou mesmo roupas comuns.

Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas.

O principal elemento simbólico é a bandeira e os grupos se organizam a partir de ritos, como giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.

Leia Também:  Governo de Minas lança o Carnaval da Liberdade

Balanço

Durante o Natal da Mineiridade 2023, cerca 600 mil pessoas circularam pela Praça da Liberdade, cuja iluminação, realizada em parceria com a Cemig, celebrou a tradição e a modernidade cultural do estado, expressas nas referências à arte barroca, ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha e à inventividade de Santos Dumont.

A segunda edição do Natal da Mineiridade consolida Minas Gerais como destino das celebrações de fim de ano, impulsionando a geração de emprego e renda.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) estima que R$ 2,5 bilhões foram injetados na economia da capital no período de Natal e Réveillon.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  IMA se prepara para desenvolver novo sistema de gestão agropecuária no estado

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA