Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Formação Continuada para Educadores 2023: veja os cursos disponíveis  e confira o cronograma

Published

on

Atenta ao permanente desenvolvimento dos educadores da rede estadual, a Escola de Formação, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos para a formação continuada de profissionais da educação básica. Os conteúdos são planejados com base nas necessidades dos profissionais da rede mineira de educação, atendendo ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a cada área e carreira. São nove Percursos Formativos, cada um com uma indicação de Trilha e diversos cursos isolados. Por meio do Guia de Orientação das Formações 2023, é possível saber o período de inscrição, as turmas e cursos disponíveis. Há oportunidades ao longo de todo o ano.

Todos os cursos são em formato EAD (Educação a Distância), com o objetivo de alcançar públicos diversos, romper fronteiras geográficas e barreiras de tempo e espaço, para oportunizar a contínua atualização dos educadores da rede estadual mineira. A carga horária e ofertas de turmas variam de acordo com o curso. 

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, aponta que  “os cursos são abertos à participação de professores, especialistas e gestores educacionais e têm formações voltadas para cada tipo de atuação desses profissionais e de cada carreira”. O tempo de curso pode variar de acordo com os conteúdos, mas Izabella destaca que eles são disponibilizados em uma carga horária mais reduzida e que pode ser cumprida ao longo das atividades extraclasses do professor. Apoiando, assim, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do estudante.

Leia Também:  Parques mineiros promovem inclusão por meio de cadeiras adaptadas

Guia de Orientação das Formações 2023

Organizado por Percursos Formativos, direcionados a áreas específicas, o Guia de Orientação das Formações 2023 apresenta informações sobre os cursos oferecidos, com a descrição e o público-alvo de cada um deles. Assim como a sugestão da Trilha Formativa, com foco em aperfeiçoar o processo de compreensão do conteúdo proposto. 

A Escola de Formação possui um vasto leque de oportunidades de cursos. Para que o servidor não fique perdido em meio a tantas opções, a instituição indica um caminho entre os conteúdos oferecidos, auxiliando o profissional na priorização e na escolha dos cursos que mais se adequam ao seu dia a dia de trabalho. Assim, cada segmento de carreira ganhou, ao menos, uma trilha personalizada. 

Ao todo, o material tem nove Percursos Formativos: 

– CRMG Educação Infantil e Ensino Fundamental; 

– CRMG Ensino Médio; 

– EJA Novos Rumos; 

– Correção de Fluxo; 

-TransFORMAR; 

-Tecnologia e Inovação; 

– Dialog@r Minas; 

-Reforço Escolar; 

-Fortalecimento da Coordenação Pedagógica.

Cada Percurso, além da Trilha Formativa, apresenta a possibilidade de cursos isolados. Os educadores podem escolher entre conteúdos de vários segmentos de carreira, com base no que eles estão buscando. Há ainda a possibilidade de outras formações, com parceiros externos que oferecem cursos para profissionais da educação. No Guia constam todas as informações necessárias.

Leia Também:  De férias em Noronha, Karoline Lima esbanja boa forma: "Vai com calma!"

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola de Formação. Cada curso possui um link específico para a inscrição. Os períodos em que os processos estarão abertos variam de acordo com a oferta de cada conteúdo. 

O calendário de cursos oferecido neste ano já está em andamento. De acordo com a programação, há inscrições abertas e alguns cursos já estão sendo ministrados. Confira a lista de cursos ofertados e detalhes no Cronograma de Ofertas 2023.

Escola de Formação

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais — parte da estrutura da Secretaria de Estado de Educação — tem o objetivo de coordenar os processos de formação em nível macro. A iniciativa oferece suporte logístico, operacional, físico e/ou virtual para realização de cursos, seminários e outras estratégias de formação dos servidores educacionais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas e Ministério Público entregam 22 novas viaturas à Polícia Militar de Meio Ambiente

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA