Minas Gerais
Formação Continuada para Educadores 2023: veja os cursos disponíveis e confira o cronograma
Atenta ao permanente desenvolvimento dos educadores da rede estadual, a Escola de Formação, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos para a formação continuada de profissionais da educação básica. Os conteúdos são planejados com base nas necessidades dos profissionais da rede mineira de educação, atendendo ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a cada área e carreira. São nove Percursos Formativos, cada um com uma indicação de Trilha e diversos cursos isolados. Por meio do Guia de Orientação das Formações 2023, é possível saber o período de inscrição, as turmas e cursos disponíveis. Há oportunidades ao longo de todo o ano.
Todos os cursos são em formato EAD (Educação a Distância), com o objetivo de alcançar públicos diversos, romper fronteiras geográficas e barreiras de tempo e espaço, para oportunizar a contínua atualização dos educadores da rede estadual mineira. A carga horária e ofertas de turmas variam de acordo com o curso.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, aponta que “os cursos são abertos à participação de professores, especialistas e gestores educacionais e têm formações voltadas para cada tipo de atuação desses profissionais e de cada carreira”. O tempo de curso pode variar de acordo com os conteúdos, mas Izabella destaca que eles são disponibilizados em uma carga horária mais reduzida e que pode ser cumprida ao longo das atividades extraclasses do professor. Apoiando, assim, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do estudante.
Guia de Orientação das Formações 2023
Organizado por Percursos Formativos, direcionados a áreas específicas, o Guia de Orientação das Formações 2023 apresenta informações sobre os cursos oferecidos, com a descrição e o público-alvo de cada um deles. Assim como a sugestão da Trilha Formativa, com foco em aperfeiçoar o processo de compreensão do conteúdo proposto.
A Escola de Formação possui um vasto leque de oportunidades de cursos. Para que o servidor não fique perdido em meio a tantas opções, a instituição indica um caminho entre os conteúdos oferecidos, auxiliando o profissional na priorização e na escolha dos cursos que mais se adequam ao seu dia a dia de trabalho. Assim, cada segmento de carreira ganhou, ao menos, uma trilha personalizada.
Ao todo, o material tem nove Percursos Formativos:
– CRMG Educação Infantil e Ensino Fundamental;
– CRMG Ensino Médio;
– EJA Novos Rumos;
– Correção de Fluxo;
-TransFORMAR;
-Tecnologia e Inovação;
– Dialog@r Minas;
-Reforço Escolar;
-Fortalecimento da Coordenação Pedagógica.
Cada Percurso, além da Trilha Formativa, apresenta a possibilidade de cursos isolados. Os educadores podem escolher entre conteúdos de vários segmentos de carreira, com base no que eles estão buscando. Há ainda a possibilidade de outras formações, com parceiros externos que oferecem cursos para profissionais da educação. No Guia constam todas as informações necessárias.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola de Formação. Cada curso possui um link específico para a inscrição. Os períodos em que os processos estarão abertos variam de acordo com a oferta de cada conteúdo.
O calendário de cursos oferecido neste ano já está em andamento. De acordo com a programação, há inscrições abertas e alguns cursos já estão sendo ministrados. Confira a lista de cursos ofertados e detalhes no Cronograma de Ofertas 2023.
Escola de Formação
A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais — parte da estrutura da Secretaria de Estado de Educação — tem o objetivo de coordenar os processos de formação em nível macro. A iniciativa oferece suporte logístico, operacional, físico e/ou virtual para realização de cursos, seminários e outras estratégias de formação dos servidores educacionais.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.