Minas Gerais
Formação Continuada para Educadores 2023: veja os cursos disponíveis e confira o cronograma

Atenta ao permanente desenvolvimento dos educadores da rede estadual, a Escola de Formação, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos para a formação continuada de profissionais da educação básica. Os conteúdos são planejados com base nas necessidades dos profissionais da rede mineira de educação, atendendo ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a cada área e carreira. São nove Percursos Formativos, cada um com uma indicação de Trilha e diversos cursos isolados. Por meio do Guia de Orientação das Formações 2023, é possível saber o período de inscrição, as turmas e cursos disponíveis. Há oportunidades ao longo de todo o ano.

Todos os cursos são em formato EAD (Educação a Distância), com o objetivo de alcançar públicos diversos, romper fronteiras geográficas e barreiras de tempo e espaço, para oportunizar a contínua atualização dos educadores da rede estadual mineira. A carga horária e ofertas de turmas variam de acordo com o curso.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, aponta que “os cursos são abertos à participação de professores, especialistas e gestores educacionais e têm formações voltadas para cada tipo de atuação desses profissionais e de cada carreira”. O tempo de curso pode variar de acordo com os conteúdos, mas Izabella destaca que eles são disponibilizados em uma carga horária mais reduzida e que pode ser cumprida ao longo das atividades extraclasses do professor. Apoiando, assim, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do estudante.
Guia de Orientação das Formações 2023
Organizado por Percursos Formativos, direcionados a áreas específicas, o Guia de Orientação das Formações 2023 apresenta informações sobre os cursos oferecidos, com a descrição e o público-alvo de cada um deles. Assim como a sugestão da Trilha Formativa, com foco em aperfeiçoar o processo de compreensão do conteúdo proposto.
A Escola de Formação possui um vasto leque de oportunidades de cursos. Para que o servidor não fique perdido em meio a tantas opções, a instituição indica um caminho entre os conteúdos oferecidos, auxiliando o profissional na priorização e na escolha dos cursos que mais se adequam ao seu dia a dia de trabalho. Assim, cada segmento de carreira ganhou, ao menos, uma trilha personalizada.
Ao todo, o material tem nove Percursos Formativos:
– CRMG Educação Infantil e Ensino Fundamental;
– CRMG Ensino Médio;
– EJA Novos Rumos;
– Correção de Fluxo;
-TransFORMAR;
-Tecnologia e Inovação;
– Dialog@r Minas;
-Reforço Escolar;
-Fortalecimento da Coordenação Pedagógica.
Cada Percurso, além da Trilha Formativa, apresenta a possibilidade de cursos isolados. Os educadores podem escolher entre conteúdos de vários segmentos de carreira, com base no que eles estão buscando. Há ainda a possibilidade de outras formações, com parceiros externos que oferecem cursos para profissionais da educação. No Guia constam todas as informações necessárias.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola de Formação. Cada curso possui um link específico para a inscrição. Os períodos em que os processos estarão abertos variam de acordo com a oferta de cada conteúdo.
O calendário de cursos oferecido neste ano já está em andamento. De acordo com a programação, há inscrições abertas e alguns cursos já estão sendo ministrados. Confira a lista de cursos ofertados e detalhes no Cronograma de Ofertas 2023.
Escola de Formação
A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais — parte da estrutura da Secretaria de Estado de Educação — tem o objetivo de coordenar os processos de formação em nível macro. A iniciativa oferece suporte logístico, operacional, físico e/ou virtual para realização de cursos, seminários e outras estratégias de formação dos servidores educacionais.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços