Minas Gerais
Governador acompanha aplicação da dose de reforço contra a covid em Uberaba, no Triângulo Mineiro
O governador Romeu Zema acompanhou o andamento da vacinação contra a covid na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (17/2). Pela manhã, às 10h30, o chefe do Executivo foi à Unidade Matricial Valdemar Hial Junior, onde estão sendo aplicadas doses de reforço. Zema estava acompanhado da prefeita Elisa Araújo.
Durante a visita, o governador conversou com a população e destacou a importância da vacina no processo de superação da pandemia.
“Quero fazer um apelo. Temos doses sobrando em Minas Gerais, mas mais de 2 milhões de mineiros estão atrasados com o processo de imunização. Atualmente, as pessoas que mais têm apresentado problemas de saúde com a variante ômicron são aquelas que estão com a vacinação em atraso. Por isso, é tão importante ter o cartão de vacinação em dia. Faço esse apelo para que todos se vacinem. Isso também representa um alívio para o sistema de saúde, que tem ficado sobrecarregado e deixado de atender outras doenças por conta desses pacientes com covid”, destacou o governador.
A moradora de Uberaba Daniela Nogueira, de 42 anos, tomou a dose de reforço nesta quinta e se emocionou ao lembrar do drama vivido pela família. “Estou muito feliz e satisfeita. Tive o caso do meu irmão, que foi intubado por causa da covid, no ano passado. Nossa família sofreu muito, vivemos o drama na pele, quase o perdemos. Mas graças a Deus e à ciência, meu irmão está vivo. Por isso é importante cada um fazer a sua parte tomando a vacina”, afirmou.
Marcelo Dello Russo, de 53 anos, também morador de Uberaba, fez um apelo à população após receber a terceira dose. “Temos que fazer a prevenção e procurar minimizar a possibilidade de agravamento da doença. Não há dúvida. Independentemente da faixa etária, todos precisam tomar a vacina contra covid”, disse.
Vacinação em Minas
Com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atuação dos profissionais de saúde, e empenho das prefeituras, Minas Gerais segue em ritmo intenso na maior campanha de vacinação da história do Estado. Até o momento, 38,3 milhões de vacinas já foram enviadas aos municípios.
Segundo dados do Vacinômetro registrados até esta quinta-feira, Minas Gerais tem 85% da população acima de cinco anos vacinada com a primeira dose e 80% com a segunda dose. Mais 37% já receberam a terceira injeção.
Em Uberaba, 37% da população já tomou a dose de reforço. Entre as pessoas com idade superior a cinco anos, a cobertura vacinal é de 85% na cidade. O Estado alcançou nesta quinta-feira (17/2) a marca de 34% do público infantil vacinado com a primeira dose da vacina contra a covid. Já em Uberaba, 37% das doses infantis foram aplicadas.
Mais de 1,2 milhão de doses destinadas ao público infantil já foram distribuídas para os municípios mineiros e cerca de 558 mil foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. A estimativa é que 1,8 milhão de meninos e meninas possam ser vacinados.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.