Minas Gerais
Governador participa de inauguração da sede da Advocacia-Geral do Estado em Uberlândia
O governador Romeu Zema participou da inauguração da sede da Advocacia-Geral do Estado (AGE), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesta segunda-feira (20/6). A nova estrutura vai melhorar o atendimento ao público e o serviço prestado à população mineira. O evento, realizado no local onde a nova sede foi instalada, contou com a presença do advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa, e outras autoridades.
O edifício conta com investimento de R$ 6,5 milhões aplicados na obra e em mobiliários, oriundos de um acordo judicial homologado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A sede foi construída em um terreno de 6,4 mil metros quadrados, sendo 1,9 mil metros quadrados de área construída.
O governador ressaltou a importância de parcerias para promover avanços no estado. “Estamos aqui dando mais um passo importante para o estado, que mostra que a união de esforços é fundamental. Em ações como esta, ganham o estado, os municípios e o cidadão. Esta obra é um exemplo de que existe um caminho diferente e é o que estamos trilhando em Minas”, disse.
A nova sede conta com 14 gabinetes para procuradores, sala de reuniões, auditório, copa, refeitório, depósito de materiais de escritório e arquivos. O advogado-geral, Sérgio Pessoa, destacou que a nova estrutura vai ao encontro dos avanços na área judicial em todo o país. “A AGE já atua em Uberlândia desde a década de 70 e, de lá para cá, temos ampliado e melhorado nossas estruturas. Essa entrega de hoje é fundamental, pois são instalações modernas que proporcionam uma atuação em sinergia com as instituições de justiça. O ambiente de plataforma de processos eletrônicos passa a ser uma realidade agora e, com isso, passaremos a proporcionar uma estrutura de trabalho melhor, mais conforto e maior resolutividade”, explicou.
A AGE-MG atua na representação judicial do Estado e promove o controle da legalidade das políticas públicas do governo estadual. O órgão conta oito unidades regionais, sendo: Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Varginha. Além de cinco escritórios seccionais e um escritório de representação em Brasília.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.