Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governadores do Sul e Sudeste cobram ajustes no texto da reforma tributária

Publicados

em

Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram, nesta terça-feira (4/7), em Brasília, com as respectivas bancadas para debaterem interesses comuns relacionados ao texto da reforma tributária que está em discussão no Congresso Nacional.

Ao todo, 193 parlamentares trataram amplamente sobre o aperfeiçoamento para tornar o sistema econômico mais simples, moderno e equilibrado para o desenvolvimento das unidades federativas.

Dentre os temas debatidos e que merecem maior atenção e ajustes, de acordo com os chefes dos Executivos estaduais, estão a representação no Conselho Federativo, o Fundo de Desenvolvimento Regional, Transição do Tributo, Transição Federativa e Modelo de Arrecadação.

Para os governadores, os temas, conforme apresentados no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, criam um ambiente desigual tanto na arrecadação quanto na representatividade dos estados.

Autonomia

De acordo com o governador Romeu Zema, o Brasil necessita da reforma tributária, porém sem abrir mão da autonomia dos estados. Zema recordou que 56% dos brasileiros vivem nas unidades representadas pelo Cosud. Além disso, esses estados respondem por 80% da economia e da arrecadação federal.

Leia Também:  Segunda parcela do IPVA 2024 deve ser paga na próxima semana em Minas
André Cruz / Imprensa MG

“Ao se criar um conselho em que cada estado representa um voto, o que se cria, na verdade, é uma distorção. Os estados que representam mais da metade da população perdem o direito de opinar adequadamente”, ressaltou.

Zema reiterou, também, que o texto apresentado tem de garantir que o novo modelo não causará aumento de impostos. “É necessário ter mais tempo e aprofundar os debates”, disse, destacando a união e mobilização entre governadores e parlamentares nesta terça-feira, por um objetivo comum e de interesse dos brasileiros.

O encontro contou, ainda, com a presença do relator da reforma, o deputado Aguinaldo Ribeiro, e do coordenador do grupo de trabalho que avaliou a matéria na Câmara, Reginaldo Lopes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Agência da Região Metropolitana coordena seminário comemorativo

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA