Minas Gerais
Governo apresenta projeto inovador para a administração pública em fórum nacional
Como o uso de robôs e a inteligência artificial podem ser usados para otimizar procedimentos de governo? É essa iniciativa que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou, quinta-feira (18/4), em painel sobre o Automatiza.MG, no 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). O projeto foi lançado pelo Governo de Minas neste mês.
A apresentação foi feita pela subsecretária de Inovação e Gestão da Seplag-MG, Camila Neves, em um painel que teve como título “Automatiza.MG – uso de robôs e IA na otimização de processos de governo”. Com vários exemplos práticos, Camila Neves demonstrou como o projeto já tem beneficiado muito o Governo de Minas.
“Muitos servidores perdem tempo com tarefas para solucionar problemas burocráticos e repetitivos. Começamos, então, a buscar formas que facilitassem o trabalho e beneficiassem ainda mais o cidadão mineiro. Encontramos no uso da automatização, na inteligência artificial e em outras tendências de tecnologia formas de simplificar alguns processos, poupando tempo e recursos do Estado” afirma Camila.
O projeto foi elogiado por vários gestores de outros estados, inclusive pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Muitos órgãos fizeram perguntas sobre o sistema e também solicitaram o acesso e ajuda na implementação em seus trabalhos.
O Automatiza.MG funciona como um assistente digital que executa tarefas, liberando as pessoas para atividades mais criativas e estratégicas. Por meio dele, preenchimentos de sistemas, analises de processos, emissão de pareceres, relatórios e memorandos poderiam ser automatizados e concluídos de forma mais rápida.
Automatiza.MG na prática
Na apresentação, Camila Neves demonstrou como alguns comandos criados pelo Automatiza.MG já otimizam o trabalho no serviço público. Em um dos exemplos, a ferramenta produziu, em aproximadamente dois minutos, 53 relatórios de instituições diferentes.
Outra simulação foi de conferência de documentos. No processo com o power automate, foram gastos 3 minutos e 20 segundos, enquanto o processo manual demandou mais de sete minutos.
Até o momento, o Automatiza.MG já capacitou 298 servidores, reduziu 372 horas de trabalho por mês, além de ter viabilizado a economia de 1,3 milhões de reais.
Consad
O Consad é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo é promover a melhoria da gestão pública nacional para gerar bem-estar e desenvolvimento.
A Seplag-MG também está representada por gestores de outras subsecretarias da pasta na 128ª edição do Fórum. São promovidos encontros periódicos para troca de experiências e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.