Minas Gerais
Governo de Minas acompanha desempenho do Trilhas de Futuro em escola do Serro
O governador Romeu Zema acompanhou uma aula de curso do Trilhas de Futuro na escola técnica Ymbalo, no Serro, região do Jequitinhonha, nesta segunda-feira (4/12).
A unidade oferece cursos técnicos em segurança do trabalho, enfermagem e edificações e soma 550 estudantes já matriculados no programa criado pelo Governo de Minas, sendo 260 formados.
Uma das escolas referência do programa no estado, a Ymbalo tem turmas do Trilhas de Futuro no período noturno, até para facilitar a rotina de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho.
“Fico muito satisfeito por estar aqui nessa escola que possui excelentes números. Tenho certeza de que é um dos maiores sucessos do Trilhas de Futuro no estado. Até o final do ano que vem, mais de 1,3 mil alunos serão formados aqui”, disse Zema para a platéia formada por dezenas de jovens.
Zema contou a história da sua vida até chegar ao cargo de governador eleito e reeleito em Minas Gerais e atraiu a atenção dos participantes com dicas sobre esforço e empenho para buscar realização profissional. Após a palestra, ele ainda respondeu a perguntas dos alunos da escola.
Avanços
Maior projeto de formação profissional já desenvolvido em Minas Gerais, o Trilhas de Futuro tem mudado a vida de milhares de jovens por meio da disponibilidade de cursos de formações técnica profissional que capacitam para emprego e renda.
O prefeito do município do Serro, Epaminondas Miranda, agradeceu ao governador por criar oportunidade para os jovens da região por meio do Trilhas de Futuro.
Miranda afirmou que, hoje, o município do Serro não perde os jovens para outras cidades pois eles têm acesso à capacitação gratuita e saem da escola já para ocupar vagas como técnicos formados. “Eles optam por ficar na cidade devido à formação adquirida por meio do programa”, destacou..
“Eu só tenho a agradecer ao governador. Zema está transformando nossa região, por meio desse programa maravilhoso. Nossos alunos hoje estudam na nossa cidade, muito deles não teriam condições de estudar, eles permanecem na nossa região e vão mudar toda a região com conhecimento. Esse programa realmente é muito diferenciado”, avaliou o prefeito.
Além de estudantes do Serro, a escola Ymbalo recebe jovens de outros municípios, como Alvorada de Minas, Rio Vermelho e Itambé do Mato Dentro.
“É uma honra muito grande estar aqui e fazer parte direta dos sonhos das pessoas. Eu só tenho a agradecer ao governador Romeu Zema por acreditar nas empresas privadas. A escola Ymbalo era um sonho, agora é uma máquina de fazer sonhos. Hoje, a gente acha alunos formados da escola em hospitais, mineradoras e até outros estados do Brasil. Isso se dá graças ao programa Trilhas de Futuro”, pontuou o diretor-geral da Escola Técnica Ymbalo, Valdir Cunha.
Iniciativas
Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 1 bilhão.
O Governo de Minas também promove a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
Lideranças
Ainda no município do Serro, o governador Romeu Zema se encontrou com o prefeito e lideranças locais.
Em ruas da cidade, Zema tomou um café e ouviu demandas dos presentes, aproveitando para estar mais próximo à realidade da população e conhecer mais o município.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.