Minas Gerais

Governo de Minas e Província de Jiangsu, na China, renovam irmanamento firmado há 27 anos entre as duas regiões

Publicados

em

Para celebrar o 27° aniversário do estabelecimento de relações de regiões irmãs entre o Estado de Minas Gerais e o Governo de Jiangsu, os governadores de ambas localidades assinaram o memorando de intenções em cerimônia realizada no palácio de governo da província chinesa, na cidade de Nanjing.

No encontro, o governador de Jiangsu, Xu Kunlin, parabenizou o chefe do Executivo mineiro pela condução da gestão do Estado, que após uma crise fiscal tem tido grandes avanços econômicos e sociais. Ele também destacou a pujança econômica da província que governa, que conta com 80 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) maior que o de todo o Brasil.

O governador Romeu Zema destacou a importância do estreitamento das relações entre Minas e Jiangsu para o fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas entre as duas regiões.

“Empresas de Jiangsu estão reconhecendo o potencial de se criar negócios em Minas. A XCMG, por exemplo, está instalada em Pouso Alegre há nove anos e já investiu mais de R$ 1 bilhão. Agora a empresa anunciou a expansão, com uma nova linha de montagem de caminhões elétricos. A presença desses projetos torna a economia mineira mais forte e gera emprego e renda para os mineiros” destacou.

Leia Também:  Maria da Fé sedia o Azeitech 2024, em Minas Gerais

A irmandade entre as duas regiões possui relevância para o estreitamento das relações entre Minas Gerais e a China, que hoje é a maior parceria comercial do estado.

O irmanamento também promoveu ações na área da educação. Nos últimos anos, alunos mineiros receberam bolsas de estudos em instituições de ensino de Jiangsu. Já estão em andamento negociações entre os dois governos para ampliar a oferta de bolsas e o intercâmbio entre os estados.

“Estreitar nossas relações com outros governos pelo mundo pode ser decisivo na hora de atrairmos investimentos. Além de termos as condições econômicas favoráveis, é preciso que também estejamos alinhados institucionalmente com os chefes de estado. Uma boa relação entre governadores traz uma maior segurança para que investidores, tanto de um lado como de outro, confiem nos acordos celebrados e fiquem mais dispostos a aumentar seus investimentos”, destaca o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro.

Governo de Minas / Divulgação

O governador Romeu Zema também foi recebido pelo prefeito de Xuzhou, Wang Jianfeng, que também fica na província de Jiangsu e é a cidade sede da XCMG, empresa chinesa de máquinas pesadas que irá ampliar investimentos em Minas, para expansão de sua fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas, que passará a montar caminhões elétricos.

Leia Também:  Operação Sombras mira o tráfico de drogas em Patos de Minas

O prefeito destacou as semelhanças entre Minas e Xuzhou. Destacou que ambas tiveram uma história ligada à mineração e que são privilegiadas pela sua localização no meio do país, o que traz ganhos logísticos para distribuição de produtos.

“Queremos ampliar essa parceria que já é muito frutífera. Além da XCMG, queremos que outras empresas de Xuzhou venham investir em Minas. Podemos ampliar ainda mais nossas relações econômicas e temos o café, do qual somos o maior produtor do mundo e que ainda é muito pouco consumido na China. Podemos ampliar bastante o nosso comércio”, destacou o governador Romeu Zema.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo participa de debate sobre descarbonização e conformidade climática
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA