Minas Gerais

Governo de Minas lança campanha para conscientizar usuários do transporte público sobre furto, roubo e importunação sexual

Publicados

em

O Governo de Minas lança a campanha Emergência MG no Transporte Público, nesta quarta-feira (17/4), para conscientizar a população sobre o acionamento das forças de segurança em caso de furto, roubo e importunação sexual durante o trajeto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A campanha é promovida pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

“Milhares de pessoas utilizam o sistema de transporte público metropolitano todos os dias e queremos garantir que elas tenham segurança durante seus deslocamentos. O Emergência MG é um grande aliado para que o usuário seja amparado com agilidade em caso de incidentes”, considera o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Duarte Dalla.

Durante o lançamento oficial, que ocorrerá na Praça Raul Soares, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, agentes da Polícia Militar (PMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) farão uma ação de panfletagem e de orientação para informar à população sobre os procedimentos para acionar o serviço Emergência MG em situações de risco vividas por usuários do transporte público.

Leia Também:  Equacionamento da dívida pública estadual é um dos maiores desafios do governo mineiro

O serviço de atendimento virtual Emergência MG é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) via chat.

O serviço pode ser acionado por meio de site próprio, pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas (MG App) e pelo aplicativo de mensagens Telegram.

A campanha também vai contar com cartazes afixados dentro de ônibus, estações e terminais do transporte metropolitano. Alguns veículos circularão promovendo a campanha pela RMBH, com anúncio na parte traseira do ônibus (backbus). Ainda haverá divulgação nas redes sociais e nos painéis digitais do Metrô e da Rodoviária de BH.

Para o subsecretário de Integração da Segurança Pública da Sejusp, Christian Azevedo, as ações preventivas e ostensivas na capital, especialmente no hipercentro, são fundamentais para o alcance de reduções criminais, como furtos, roubos e a importunação sexual, focos dessa campanha. “Trazer o tema para dentro do transporte público é muito significativo. Mostra que estamos atentos ao cenário da criminalidade, em busca de índices cada vez menores e de mais segurança para o usuário”,

Leia Também:  Mutirão de castração de cães e gatos esteriliza 150 animais em Belo Horizonte

De acordo com dados da Sejusp, as maiores vítimas de furto e roubo são homens de 18 a 24 anos, mesma faixa etária das mulheres que são as maiores vítimas de importunação sexual nos modais do transporte público metropolitano.

MG App

O MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – possui menu exclusivo para acionar o Emergência MG (190,193,197), localizado na tela inicial do aplicativo.

Por meio do app, é possível acessar a plataforma de interação com facilidade, pois o aplicativo já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Mutirão de castração de cães e gatos esteriliza 150 animais em Belo Horizonte

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Fundação Clóvis Salgado prorroga inscrições para o 24º Festival Internacional de Curtas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA