Minas Gerais
Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (17/11), em Belo Horizonte, da comemoração dos 90 anos de fundação do jornal Diário do Comércio (DC) e da 8ª edição do Prêmio José Costa, criado pelo veículo em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
O diário foi criado em 1932 pelo jornalista José Costa com foco em economia, negócios e gestão. O DC é o único jornal especializado em economia em Minas Gerais.
Durante seu pronunciamento, o governador parabenizou o DC por acompanhar durante nove décadas a evolução da economia mineira. “Nos últimos 90 anos, Minas Gerais passou por profundas transformações, e o Diário conseguiu informar de maneira responsável todos os acontecimentos”, afirmou.
Prêmio José Costa
Nesta edição, o tema da premiação foi “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”. Foram agraciadas oito empresas/iniciativas e uma personalidade que se destacaram em nove categorias definidas pela organização.
As iniciativas que concorreram foram indicadas pelas 40 instituições do Movimento Minas 2032 (MM2032), organizado pelo Diário do Comércio para ajudar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Para Zema, a premiação é uma importante contribuição para a população, pois reconhece quem inova, se destaca e é melhor naquilo que faz. “A iniciativa é uma inspiração para aquelas empresas que estão na contramão, uma vez que as instituições premiadas passam a ser referências”, explicou.
As iniciativas foram avaliadas de acordo com a efetividade, inovação, impacto e replicabilidade. Em 2022, o prêmio passou a alinhar os critérios de reconhecimento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, em 2015.
Os premiados desta edição nas respectivas categorias foram:
Programa “Rolê das Gerais” (Globo Minas) – Qualidade da Cidadania;
Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese BH) – Qualidade da Democracia;
Associação Mineira de Reabilitação (AMR) – Qualidade de Vida;
Save Cerrado – Qualidade Ambiental;
Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) – Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica;
Projeto “Crie o impossível”, idealizado pela Embaixadores da Educação.- Qualidade da Cultura e Educação;
Cooperativa Dedo de Gente – Geração e Distribuição de Riquezas;
Urbô – Produção Responsável e Competitividade;
Médica infectologista Luana Araújo – Personalidade 2022.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.