Minas Gerais
Governo do Estado publica resultado preliminar de entidades inscritas no Leite de Minas
Foi publicado nesta sexta-feira (13/1), no Diário Oficial de Minas Gerais, nas páginas 31–34, o resultado preliminar do edital 001/2022, de habilitação das entidades sem fins lucrativos aptas a receberem, gratuitamente, leite integral bovino pasteurizado, que poderá ser fornecido pelo Leite de Minas. O programa é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
De acordo com a Gerência de Inclusão Social (GIS) do Idene, essa é mais uma etapa do programa, com o resultado preliminar das inscrições de equipamentos públicos e entidades sem fins lucrativos que foram habilitados. O resultado definitivo será publicado no dia 24 de janeiro, no Minas Gerais. Antes disso haverá prazo para interposição de recursos de 16/1 a 19/1, conforme estabelecido no edital.
Além da documentação exigida, os inscritos precisam provar que fazem parte da rede socioassistencial do município, que é uma política social constituída por um conjunto de serviços que compõem o Sistema Único de Assistência Social (Suas) prestados diretamente ao cidadão sem fins lucrativos.
Fornecedores próximos são necessários
O programa Leite de Minas tem o objetivo de levar leite aos municípios para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A GIS reafirma que o fato de as entidades socioassistenciais estarem habilitadas não garante o recebimento do leite. Haverá necessidade de fornecedores próximos e capazes de atender as exigências do edital a ser lançado e destinado à contratação de cooperativas, associações ou laticínios.
Área de abrangência do Idene
O Idene integra 265 municípios das regiões Norte, Nordeste (vales do Jequitinhonha e Mucuri) e Leste (Vale do Rio Doce) com diversos projetos de desenvolvimento econômico e social. Para o Leite de Minas foram mais de 500 inscrições, sendo a maioria habilitada pela área técnica. Os requisitos para participação das entidades são diversos, dependendo da natureza da entidade.
O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, disse que o número de entidades superou as expectativas e a autarquia vai trabalhar para que a retomada do programa de distribuição do leite possa efetivamente ocorrer e atender os que mais precisam de complementar a alimentação.
Quaisquer dúvidas poderão ser encaminhadas ao Idene, por meio do e-mail: pab.leite@idene.mg.gov.br.
Clique aqui para conferir as entidades pré-selecionadas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.