Minas Gerais

Hospital do Ipsemg promove boas práticas de coleta e manuseio de resíduo hospitalar

Publicados

em

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), apresentou à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, o relatório anual de Gestão de Resíduos de Saúde. Com base no documento apresentado em março deste ano, o HGIP separou, recolheu e destinou adequadamente, em 2023, o total de 860 toneladas de resíduos hospitalares.

O HGIP possui a tradição de realizar com excelência o processo de destinação dos resíduos produzidos pela Instituição, conforme exigência da legislação atual. Para o coordenador do Departamento de Hotelaria, Paulo Cesar Silva Lopes, essa quantidade de resíduos coletados e bem manuseados é reflexo de um envolvimento efetivo dos servidores da Instituição.

“A gestão responsável de resíduos é tão importante quanto as atividades principais de cada setor do HGIP, e por isso, precisamos ter essa responsabilidade com o meio ambiente, realizando o descarte, manuseio e coleta de forma correta dos resíduos”,destacou.

Responsabilidade ambiental

Pensando no descarte correto dos resíduos hospitalares, o HGIP vem atuando também em ações com foco na reciclagem. Em 2023, a instituição realizou a doação de 37 toneladas de papéis e papelões a entidades e associações de catadores de papel e recolheu mais 230 kg de pilhas e baterias descartadas nos papa pilhas que ficam no hospital, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Gerência Odontológica (Geodont)

Leia Também:  Unimontes anuncia retorno do vestibular tradicional

Além disso, o HGIP está continuamente realizando campanhas educativas e treinamentos dos servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviço. No ano de 2023, mais de 700 profissionais do HGIP participaram do treinamento no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Sistema Agricultura comemora atuação no setor agropecuário em Belo Vale e anuncia nova parceria com a Epamig 

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governador participa da solenidade da entrega de boinas para 630 alunos do Curso de Formação de Soldados

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA