Minas Gerais

Hub Day Agropecuária de Precisão discute a utilização de tecnologias no campo

Publicados

em

Divulgar novas tecnologias que estão sendo implementadas no campo é o objetivo do Hub Day Agropecuária de Precisão, evento virtual e gratuito que será realizado nesta terça-feira (23/5), a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Seapa no Youtube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap).

Com público-alvo formado por estudantes e profissionais da área, a programação do Hub Day traz palestras de pesquisadores e professores da Epamig Itap, além de representantes de empresas que atuam com inovação na área de produção animal e vegetal.

“Vamos falar sobre as tecnologias para pecuária de corte e leite, suinocultura, agricultura de precisão e robótica. A inovação promove uma maior competitividade a médio e longo prazo, mais lucratividade e otimização da produção e produtividade agrícola”, explica a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Rebeca Caroline Gonçalves.

Conexão

Leia Também:  Governo de Minas recebe representantes de países da União Europeia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte

O evento pretende, ainda, fazer uma conexão entre instituições de ensino e setor produtivo do agronegócio.

Também são parceiros da iniciativa os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidade federais de Alfenas e de Itajubá, o tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Novo Agro Ventures, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“Um dos objetivos é divulgar oportunidades que a área oferece para atuação profissional e mostrar que temos um mercado promissor, que está absorvendo essa mão de obra formada voltada para a agropecuária de precisão ou agricultura e pecuária 4.0. É um segmento novo, necessário para o nosso país, que está em expansão e vale a pena investir”, afirma o coordenador de ensino da Epamig Itap, Robson de Assis Souza.

Curso superior

Atenta às necessidades do mercado e do setor, em 2022, a Epamig Itap foi a primeira instituição do país a oferecer um curso superior em Agropecuária de Precisão.

Leia Também:  Polícia Civil apreende drogas com adolescente em Campo Belo

“O campo está totalmente automatizado e a gente tem carência de profissionais que saibam lidar com essas inovações. O objetivo da formação dos nossos estudantes é qualificá-los para que eles aprendam, além de manusear os equipamentos, a analisar os dados e propor intervenções para aumentar a produção agropecuária e trazer mais rendimento, aliado à preservação do meio ambiente”, reitera Souza.

Serviço
Hub Day Agropecuária de Precisão

Data: 23/5/2023 (terça-feira)

Horário: a partir das 14h

Acesso: Youtube da Seapa

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Falta de conectividade no campo prejudica a produtividade e traz prejuízos ao agronegócio

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Pesquisadoras da Epamig orientam sobre suplementação alimentar para bovinos

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA