Minas Gerais
Hub Day Agropecuária de Precisão discute a utilização de tecnologias no campo
Divulgar novas tecnologias que estão sendo implementadas no campo é o objetivo do Hub Day Agropecuária de Precisão, evento virtual e gratuito que será realizado nesta terça-feira (23/5), a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Seapa no Youtube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.
A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap).
Com público-alvo formado por estudantes e profissionais da área, a programação do Hub Day traz palestras de pesquisadores e professores da Epamig Itap, além de representantes de empresas que atuam com inovação na área de produção animal e vegetal.
“Vamos falar sobre as tecnologias para pecuária de corte e leite, suinocultura, agricultura de precisão e robótica. A inovação promove uma maior competitividade a médio e longo prazo, mais lucratividade e otimização da produção e produtividade agrícola”, explica a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Rebeca Caroline Gonçalves.
Conexão
O evento pretende, ainda, fazer uma conexão entre instituições de ensino e setor produtivo do agronegócio.
Também são parceiros da iniciativa os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidade federais de Alfenas e de Itajubá, o tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Novo Agro Ventures, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
“Um dos objetivos é divulgar oportunidades que a área oferece para atuação profissional e mostrar que temos um mercado promissor, que está absorvendo essa mão de obra formada voltada para a agropecuária de precisão ou agricultura e pecuária 4.0. É um segmento novo, necessário para o nosso país, que está em expansão e vale a pena investir”, afirma o coordenador de ensino da Epamig Itap, Robson de Assis Souza.
Curso superior
Atenta às necessidades do mercado e do setor, em 2022, a Epamig Itap foi a primeira instituição do país a oferecer um curso superior em Agropecuária de Precisão.
“O campo está totalmente automatizado e a gente tem carência de profissionais que saibam lidar com essas inovações. O objetivo da formação dos nossos estudantes é qualificá-los para que eles aprendam, além de manusear os equipamentos, a analisar os dados e propor intervenções para aumentar a produção agropecuária e trazer mais rendimento, aliado à preservação do meio ambiente”, reitera Souza.
Serviço
Hub Day Agropecuária de Precisão
Data: 23/5/2023 (terça-feira)
Horário: a partir das 14h
Acesso: Youtube da Seapa
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.