Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Igam destaca experiência mineira na gestão das águas em simpósio nacional

Publicados

em

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) marcou presença no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), de 19 a 24/11, em Aracaju, estado de Sergipe. Com o tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação, o Simpósio abrangeu a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, participou como debatedor na mesa redonda “Desafio da Gestão das águas urbanas – adaptação aos eventos críticos”, realizada na última quarta-feira (22). Marcelo apresentou as principais estratégias da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais frente aos desafios da gestão das águas urbanas e as adaptações aos eventos críticos.

Ele destacou as principais ferramentas de suporte utilizados em Minas para tomada de decisão na gestão das bacias hidrográficas, como a sala de situação hidrometeorológica do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que é responsável pelo monitoramento e previsão climática do Estado. Também foram destacados o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (MIRA), além dos boletins e avisos meteorológicos direcionados à população, destacando a importância da articulação com outras instituições, como a Defesa Civil.

Leia Também:  A visão da advocacia mineira importa

De acordo com o diretor-geral do Igam, entre janeiro e agosto de 2023, foram emitidos cerca de 10 mil alertas de tempestades severas pelo Igam, por meio do Simge, e repassados à Defesa Civil, que alerta a população com disparos de SMS.

Para ele, a participação do Igam no Simpósio foi muito importante, considerando que a busca pelo aprimoramento contínuo é fundamental. “A experiência de estar próximo à comunidade acadêmica, professores e pesquisadores que participam do simpósio é extremamente rica. As discussões permitem avançar com a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais”, ressaltou.

Além do diretor-geral, o evento contou com a participação de uma delegação de servidores do Igam, que estiveram presentes em diversas atividades durante a programação oficial do simpósio

De acordo com a organização do evento, o Simpósio aconteceu num contexto em que é preciso defender os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e a importância do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e seu aprimoramento, como base para uma Política de Estado onde a gestão das águas seja, de fato, uma prioridade e possua visibilidade institucional dentro das estratégias de governança.

Leia Também:  Safra inicial mineira de grãos 2023/2024 deve atingir 13,6 milhões de toneladas

A programação contou com minicursos, conferências, sessões técnicas, mesas-redondas e premiação. O evento nacional na área de recursos hídricos criou oportunidades para o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como gestores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes, comerciantes de equipamentos e usuários.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Fhemig inaugura sala de hidratação infantil no Hospital João Paulo II

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA