Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Implantação de Feira Livre deve impulsionar vendas da agricultura familiar em Três Marias

Publicados

em

Um dos grandes desafios enfrentados pela agricultura familiar é a comercialização de seus produtos. Obstáculo que pode ser superado com a implantação de feiras livres. As feiras incentivam a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando à melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação de uma feira livre no município de Três Marias, na região Central do estado.

A iniciativa conta com a parceria da prefeitura, por meio das secretarias estaduais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Associação dos Agricultores Familiares e Associação da Fazendinha Comunitária. A expectativa é fortalecer o comércio local, reduzir o êxodo rural, favorecer a sucessão familiar e estimular o turismo no município. “Reconhecemos a importância do produtor rural, aquele que produz os alimentos que chegarão às nossas mesas, alimentando nossas famílias”, destca prefeito de Três Marias, Adair Divino.

A feira livre recebeu o nome do produtor Elói Telles de Menezes, falecido há 13 anos, que é considerado um pioneiro e inovador na agropecuária do município. A inauguração do espaço aconteceu no início de outubro. A prefeitura de Três Marias cedeu o espaço para os produtores e é responsável pelos gastos com água e energia elétrica. A feira funciona todos os sábados, das 6h às 13h, em frente ao espaço JK, no Centro da cidade.

Leia Também:  PCMG e MP assinam parceria para implantação de Salas de Depoimento Especial

A Emater-MG atua na organização e orientação técnica dos feirantes, além de ter sido responsável pela mobilização e capacitação dos produtores (com o apoio da Vigilância Sanitária), cadastramento e elaboração do regimento interno da feira.

Segundo a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Ariane Martins, foram cadastradas 58 famílias. “Agora, estes agricultores familiares poderão oferecer seus produtos diretamente ao consumidor, gerando mais renda e, ao mesmo tempo, o consumidor pode adquirir produtos de qualidade, com preços acessíveis e ter certeza da procedência dos alimentos”, diz a técnica da Emater-MG.

A feira oferece diversos produtos, como hortaliças, quitandas, queijos, doces, temperos, artesanatos e mudas. “A expectativa dos feirantes é que a feira se torne um importante ponto de comercialização nos próximos anos e essa venda direta aumente a nossa renda e melhore o escoamento da nossa produção”, diz a agricultora Suely.

“É uma grande conquista para os agricultores, trabalho este que vem sendo construído há muito tempo. Temos boas expectativas que esta feira sirva de modelo para implantação em outros municípios”, destaca o gerente regional da Emater-MG em Curvelo, Renato Massao.

Leia Também:  Minas Gerais e Mato Grosso unem forças para impulsionar o agronegócio brasileiro

Um dos pontos principais para o sucesso é o arranjo de uma comissão responsável pela administração da feira, formada por agricultores familiares. Para comercializar os produtos no local, o agricultor interessado deve formalmente fazer seu cadastro na Emater-MG.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 28 de dezembro

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA