Minas Gerais
Índice de Transformação Digital sobe para 77% em Minas Gerais

O Governo de Minas continua ampliando a digitalização de serviços prestados pelo Estado. O índice de Transformação Digital subiu, neste ano, para 77,56%. A porcentagem no final de 2021 era 74,5% e, em 2018, 48%. O salto significativo dessa gestão significa que mais serviços foram digitalizados para o cidadão, trazendo mais modernidade e comodidade à população mineira.
O Índice de Transformação Digital corresponde às etapas dos serviços estaduais realizadas digitalmente, sem que o cidadão precise comparecer a uma unidade de atendimento presencial. Somente em 2022, 87 novos serviços foram digitalizados.
“O objetivo do Governo de Minas é levar melhorias para a vida do cidadão mineiro. Por isso, trabalhamos em uma busca permanente pela inovação, pela transformação e pelo aprimoramento dos serviços públicos que prestamos”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
Ranking
Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC). Trata-se de um estudo anual que monitora o índice e os resultados de transformação digital nos estados.
No levantamento geral, Minas Gerais é o terceiro estado do país melhor avaliado no ranking de oferta de serviços digitais aos cidadãos. Já em dois eixos específicos da pesquisa, que tratam da “Capacidade para a oferta digital de serviços” e “Regulamentação sobre modernização para a oferta se serviços públicos”, o Estado ficou em primeiro lugar.
“Os resultados refletem o trabalho de cooperação entre os diversos órgãos e entidades estaduais para oferecer um serviço mais simples e inovador para o cidadão por meio da tecnologia”, conclui o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo