Minas Gerais
Inscrições para Iniciação Científica das escolas estaduais vão até 13/3
Estão abertas até 13/3 inscrições para seleção de projetos para o Programa Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) 2023/2024.
Nesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá selecionar 400 projetos. Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, ensino médio e séries correspondentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas neste link.
Regras e critérios para participação e escolha dos projetos que serão contemplados estão disponíveis no edital nº 04/2023 da SEE/MG. Poderão ser selecionados até dois núcleos por escola, conforme diretrizes do edital. As 400 vagas do Iceb abordam todas as áreas de conhecimento, sendo 200 para cada um dos eixos de pesquisa: Territórios de Iniciação Científica (TIC), Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Diáspora (Nupeaas).
“Os professores devem incentivar nossos estudantes a participarem. Esse programa é muito importante, fomenta o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades inerentes ao mundo da Ciência e da pesquisa científica”, explicou a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Aragão.
Projetos
De acordo com a secretaria, os projetos inscritos no processo de seleção devem abordar temas que tenham relevância para a comunidade escolar e estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola.
Cabe destacar, ainda, que a pesquisa deve ser de autoria do núcleo de pesquisa e o projeto de pesquisa deve apresentar viabilidade de execução dentro do prazo previsto no edital, assim como estar em consonância com a realidade.
É importante lembrar também que os estudantes devem escolher temas interessantes para o cotidiano e o contexto deles, impulsionando-os na investigação. Além disso, os pesquisadores deverão entregar, no último semestre do desenvolvimento do projeto, relato de experiência e/ou artigo científico apresentando os resultados da pesquisa desenvolvida.
Para mais informações, interessados devem acessar o Edital SEE n° 04/2023 de seleção dos projetos e consultar o(a) especialista e o(a) gestor(a) da escola.
Iceb
É a terceira edição do Programa de Iniciação Científica, coordenado pelo Núcleo Gestor, formado pela Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular; Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.