Minas Gerais
Jovens Mineiros Sustentáveis leva ações de educação ambiental com foco no consumo consciente de água a escolas de Igarapé
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), realizou, nessa quarta-feira (31/5), visitas técnicas a duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A agenda teve o objetivo de avaliar as ações promovidas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis no município, que iniciou recentemente o módulo de Educação Ambiental “Consumo Consciente de Água”.
O módulo integra uma das quatro temáticas ambientais previstas no cronograma de atividades pedagógicas do programa, desenvolvido pela Semad e implementado na grade curricular de 207 escolas públicas de Minas Gerais, em 2023.
O Jovens Mineiros Sustentáveis desenvolve um conjunto de atividades de Educação Ambiental e Humanitária, em parceria com 108 prefeituras mineiras. As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático utilizado pelos alunos e capacitação dos professores.
A iniciativa leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas: consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal, beneficiando mais seis mil alunos no estado. Cerca de 400 professores já foram capacitados pelo programa, por meio de curso gratuito de Educação Ambiental a Distância (EaD), disponível na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Visitas técnicas
Cerca de 110 alunos do ensino fundamental das escolas municipais Prof. Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade e João Alves Pereira participam atualmente do Jovens Mineiros Sustentáveis no município de Igarapé. Durante as visitas técnicas realizadas pela Semad, os estudantes foram questionados a respeito das atividades já realizadas pelo programa e a grade curricular proposta.
“Os alunos puderam falar de suas impressões sobre o programa, contar sobre as atividades que mais gostaram e como elas têm dado resultado e refletido em suas ações cotidianas e também mostraram vários murais e maquetes espalhadas pelas escolas, feitas a partir dos módulos já abordados”, explica a gestora ambiental da Semad, Sophia Lins, responsável pelas visitas técnicas ao município.
Entre as ações práticas promovidas pelo programa, está o acompanhamento do consumo de água e de energia das residências dos alunos participantes, por meio de planilha específica. Nessa atividade, o professor faz o acompanhamento mensal das contas de água e de energia da residência dos alunos, incentivando a redução do consumo, por meio da adoção de práticas conscientes.
Os temas são abordados pelos professores nas aulas e nas atividades semanais, de forma transversal, estimulando também o engajamento das famílias. O consumo de água e energia das escolas inscritas também é acompanhado e usado como referência nas aulas práticas.
A aluna do 5º ano da EM Prof. Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, Maria Eduarda, acredita que as aulas de educação ambiental ajudam a desenvolver uma vida mais sustentável e consciente do ponto de vista ambiental. “Aprendemos a importância de uma vida mais sustentável, a cuidar do nosso planeta, economizar água, energia, reduzir o uso de carros, usar materiais que se decompõem mais rápido. E isso é muito importante para nós e para o planeta”, diz a estudante.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Igarapé, Isaías Abreu, o trabalho de conscientização ambiental deve ser permanente na formação das novas gerações. “O Jovens Mineiros Sustentáveis nos auxilia a chegar aos nossos estudantes e também às suas famílias. O objetivo é expandir a qualidade de vida das crianças e da população do nosso município, a partir do cuidado constante com o meio ambiente”, conta.
Após as visitas técnicas, foi realizada uma reunião na sede da prefeitura de Igarapé, com a participação de representantes do secretariado municipal, diretoras e professoras das escolas participantes do programa e demais gestores da pasta ambiental local. Foram abordadas questões relacionadas ao Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre Estado e Município para a implementação do programa, além do alinhamento das políticas públicas de educação ambiental promovidas pelo Estado em âmbito municipal.
Na avaliação do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o programa tem apresentado resultados expressivos nas comunidades escolares onde atua. “Levamos aos nossos jovens informações relevantes sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de promover mudanças de comportamento nos alunos e suas famílias”, salienta.
Sobre o programa
O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um novo edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no estado. Atualmente, mais de seis mil alunos são beneficiados com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.
Em 2023, o programa registrou um aumento de 92% no quantitativo de municípios inscritos, se comparado ao último ano e a expectativa, segundo os organizadores, é ampliar ainda mais esse número nos próximos anos.
“Os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Especiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema).
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



