Ele não fez nada pra mim
“Legislar e não barganhar?”
Gilberto Almeida
“O político não é eleito para fazer favores com o Parlamento. Mas para legislar segundo o que preceitua a Constituição.”
Joemar Rios
A atuação dos políticos merece sempre meu comentário e até mesmo enaltecimento quando percebo que o agente político está cumprindo sua função precípua e atendendo aquilo que seus representados esperam dele.
No caso dos parlamentares, no sistema presidencialista, seu papel vai além da legislação comum, envolvendo a representação ativa das diversas camadas sociais e ideologias e sua a função finalística transcende a simples criação de leis, envolvendo um compromisso ativo com a representação pluralista da sociedade, contribuindo para a construção de um ordenamento jurídico que reflita a complexidade e a diversidade da população que ele representa, exigindo a habilidade de conciliar interesses divergentes, equilibrando a defesa de princípios eleitorais com a promoção de políticas benéficas para toda a sociedade.
Diante de um quadro que demonstra que grande parte dos deputados se tornaram meros despachantes de luxo pela percepção de que alguns legisladores estão mais focados em atender a demandas individuais ou setoriais em detrimento do interesse coletivo, agindo de maneira mais próxima a “despachantes” que resolvem questões pontuais, muitas vezes privilegiando interesses próprios ou de particulares em detrimento do bem-estar geral, é importante realçar quando a legislação sofre alterações propostas pelo Legislativo, que possuem uma ação transformadora na vida dos cidadãos.
No início deste ano em Minas Gerais, foi publicada a Lei, de autoria do deputado Gustavo Santana (PL) que tem o objetivo de garantir o atendimento multiprofissional e a assistência fisioterapêutica, para pacientes com doença renal crônica e em hemodiálise. O deputado Gustavo Santana salientou que “estudos científicos comprovam a eficácia da fisioterapia para prevenir complicações decorrentes da doença renal crônica”.
No âmbito federal, gostaria de ressaltar aqui o projeto de lei 81/2022 aprovado e se tornou a Lei Federal, nº 14.737 de autoria do deputado federal Júlio Cesar Ribeiro(Republicanos-SP), o PL 81/2022 foi relatado no Senado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), se tornou a Lei Federal, nº 14.737, que garante a todas as mulheres brasileiras o direito de um acompanhante maior de idade em todas as consultas, exames e procedimentos médicos, tanto em unidades públicas como privadas.
Os exemplos citados acima mostram a iniciativa parlamentar que se espera de nossos representantes, pelo poder que têm de modificar para melhor a vida do povo. Hoje o Brasil vive um momento, mais do que nunca, de possuir centenas de parlamentares espalhados país a fora, que não apresentam sequer um projeto de lei e se resumem a administrar emendas parlamentares, que se posicionam politicamente de acordo com a vantagem que vão levar para tal ou mesmo somente apresentam requerimentos e indicações ineficazes e concessão de homenagens e dar nomes a locais públicos, que se prestam apenas exposição midiática.
Muitos dizem que o Brasil possui boas leis, entretanto, é preciso constatar que a Constituição Brasileira, prestes a completar 36 anos de sua promulgação, até hoje não foi totalmente regulamentada, por absoluta inépcia do parlamento brasileiro. É inadmissível que continuemos a ser representados por eleitos que não se conscientizam da responsabilidade e do dever que têm, incluindo aí o papel de exercer o famosos freios e contrapesos para manter o equilíbrio democrático brasileiro, que hoje está perceptivelmente violado, sob a omissão e o beneplácito do Congresso Nacional, incapaz de se posicionar a favor da Pátria e do verdadeiro Estado Democrático de Direito e com centenas de parlamentares ajoelhados diante do Poder em troca de benesses, abdicando até mesmo de sua ideologia e daquilo que acreditam.
E para finalizar, deixo aqui a grande interrogação: será que, um dia, a população exercerá seu sagrado direito democrático do voto, analisando a conduta dos deputados e senadores, observando seu posicionamento político, cobrando-lhes coerência com aquilo que apresentaram mesmo quando ainda candidatos e exigindo que sua função de fiscalizar não se torne um asqueroso imobilismo, ou o povo, tal qual aos indígenas, se renderá, tosco, a um mimo que pode até se resumir a um espelhinho?
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais4 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo4 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ARTIGOS4 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ESPORTES3 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
Brasil e Mundo4 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial
-
Saúde4 dias atrás
Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!