Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Livro aborda práticas e saberes da divulgação científica

Published

on

Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica. Estes são alguns dos temas pesquisados para a escrita dos nove artigos que compõem o e-book “Divulgação Científica: Boas Práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”, lançado nesta terça-feira (21/6). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é uma das fundadoras da rede.

A iniciativa de criação do e-book veio da necessidade de entrega de um produto da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).

“A rede encontra-se em uma fase madura de atuação, com instituições fortes e que representam a ciência, inovação e tecnologia produzidas em Minas Gerais. Precisávamos registrar o papel da RMCC no contexto de desenvolvimento e produção dos conteúdos de comunicação científica nestas instituições”, relata Vanessa Fagundes, mentora do projeto e assessora de comunicação da Fapemig, entidade berço da RMCC.

Leia Também:  Vereador é preso por ameaça e divulgação de cenas de sexo

Feito a diversas mãos, refletindo o modelo e conceito do trabalho em rede, o e-book “Divulgação Científica: Boas Práticas”, tem como objetivos principais compartilhar conhecimento, experiências e boas ideias, incentivando a divulgação científica entre pesquisadores; bem como promover uma reflexão sobre o fazer e papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema.

“Nossa expectativa é de que este livro cumpra dois objetivos: o primeiro é sua função precípua de divulgação de boas práticas de comunicação científica que relatam experiências de sucesso e, desse modo, sirva de referência para instituições e divulgadores da ciência de como fazê-la; o segundo é que possa sensibilizar as agências de fomento, assim como os governos, sobre a real importância da ciência na vida das pessoas e sobre como ela deve ser a base para o desenvolvimento robusto de uma verdadeira nação”, diz o professor Mario Neto Borges, no prefácio da obra.

Sobre a RMCC

A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de ciência e tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência, que já teve dez edições, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. Os vídeos do curso são disponibilizados neste link.

Leia Também:  Artigos sobre a atuação dos TCEs nas obras de infraestrutura do País são reunidos em livro

Clique aqui para fazer o download gratuito da obra, disponível nos formatos epub e pdf.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Seminário aborda utilização da metodologia BIM em projetos e obras públicas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA