Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Minas Gerais

Livro aborda práticas e saberes da divulgação científica

Publicados

em

Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica. Estes são alguns dos temas pesquisados para a escrita dos nove artigos que compõem o e-book “Divulgação Científica: Boas Práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”, lançado nesta terça-feira (21/6). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é uma das fundadoras da rede.

A iniciativa de criação do e-book veio da necessidade de entrega de um produto da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).

“A rede encontra-se em uma fase madura de atuação, com instituições fortes e que representam a ciência, inovação e tecnologia produzidas em Minas Gerais. Precisávamos registrar o papel da RMCC no contexto de desenvolvimento e produção dos conteúdos de comunicação científica nestas instituições”, relata Vanessa Fagundes, mentora do projeto e assessora de comunicação da Fapemig, entidade berço da RMCC.

Leia Também:  Epamig trabalha caracterização do queijo artesanal do Vale do Suaçuí

Feito a diversas mãos, refletindo o modelo e conceito do trabalho em rede, o e-book “Divulgação Científica: Boas Práticas”, tem como objetivos principais compartilhar conhecimento, experiências e boas ideias, incentivando a divulgação científica entre pesquisadores; bem como promover uma reflexão sobre o fazer e papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema.

“Nossa expectativa é de que este livro cumpra dois objetivos: o primeiro é sua função precípua de divulgação de boas práticas de comunicação científica que relatam experiências de sucesso e, desse modo, sirva de referência para instituições e divulgadores da ciência de como fazê-la; o segundo é que possa sensibilizar as agências de fomento, assim como os governos, sobre a real importância da ciência na vida das pessoas e sobre como ela deve ser a base para o desenvolvimento robusto de uma verdadeira nação”, diz o professor Mario Neto Borges, no prefácio da obra.

Sobre a RMCC

A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de ciência e tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência, que já teve dez edições, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. Os vídeos do curso são disponibilizados neste link.

Leia Também:  Governo divulga resultado de programa para instalação de microchips em cães e gatos em municípios mineiros 

Clique aqui para fazer o download gratuito da obra, disponível nos formatos epub e pdf.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Curso aborda Programa Entrega Legal do TJMG e rede socioassistencial
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA