Minas Gerais

Minas chega ao Dia do Trabalhador, comemorado neste 1 de maio, com saldo de 467 mil empregos com carteira

Publicados

em

O sonho de uma jovem do município de Dores de Campos, no Campo das Vertentes, começa a se tornar realidade em Minas com a conquista do emprego formal. “Sempre quis entrar para a Marluvas (empresa  de equipamentos de segurança), porque era a oportunidade de começar a construir meu futuro. Consegui ingressar na empresa e pretendo ser motorista de caminhão”, conta Beatriz Tavares Lima Ribeiro, que chegou a ser demitida na pandemia de um comércio onde trabalhou, por dez meses, na vizinha cidade de Barroso.

Reprodução / Vídeo

Assim como Beatriz Tavares, milhares de mineiros comemoram neste domingo (1/5), Dia do Trabalhador, a oportunidade do primeiro emprego ou o retorno ao mercado de trabalho. A atração recorde de investimentos para o estado tem garantido o aumento da empregabilidade. Para se ter uma ideia, de janeiro de 2019 a março deste ano, durante a gestão do atual governo, o saldo de empregos em Minas atingiu 467.062, ficando atrás apenas de São Paulo, com 1.050.590, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“O emprego formal foi uma segurança, porque minha mãe teve que sair do emprego. Quando consegui a vaga com carteira assinada, foi praticamente a salvação lá de casa”, conta Beatriz Tavares, já que poderia ajudar a mãe em caso de necessidades. “Hoje, consigo ter um salário que divido entre as minhas despesas pessoais e para realizar o meu sonho, pois a carteira de motorista é um pouco cara. Pretendo contribuir como caminhoneira da empresa, se tiver oportunidade, e, ao longo do tempo, construir uma transportadora para ajudar no transporte de cargas do Brasil”,  idealiza.

“Estar com a carteira assinada, em um período tão complicado como este de pandemia, foi de suma importância para mim porque a minha família é grande e sempre conta comigo”, explica Wendel Antônio Cardoso, também funcionário da Marluvas, em Dores de Campos, empresa para a qual conseguiu retornar sete anos após ter se desligado do empreendimento. Ele possui  duas filhas, dois enteados e ainda auxilia a mãe e a sogra.

Reprodução / Vídeo

“Querendo ou não, sou uma força produtiva dentro de casa. E essa estabilidade, de estar empregado,  proporciona essa segurança, tanto para você quanto para aqueles que dependem da gente”, garante Wendel Antônio, que já conseguiu também retomar os estudos, buscando agora uma segunda graduação.

Leia Também:  Secretaria de Governo reforça importância da adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal

Marco histórico

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a geração de empregos em Minas é um marco histórico para o estado, visto  que as ações realizadas pelo Governo de Minas consolidaram a marca histórica de R$ 211,7 bilhões em atração de investimentos, desde o início da atual gestão, em 2019, até agora. O recorde em atração de investimentos em Minas  se refere a projetos (de implantação e/ou expansão de negócios) prospectados pelo sistema econômico do Governo do Estado, o que prevê a criação de mais de 114 mil empregos diretos.

“As políticas públicas criadas pelo Governo de Minas simplificam a vida de quem gera emprego e renda no estado, fomentando negócios e alavancando o crescimento econômico. Graças ao esforço do governador Romeu Zema, o programa Minas Livre para Crescer (MLPC) está conseguindo impulsionar ações de desburocratização da máquina pública, ao mesmo tempo que oferece um ambiente mais favorável à geração de postos de trabalho”, enfatiza o secretário Passalio.

Retomada da empregabilidade

Após um período conturbado em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, Minas tem trilhado desde o ano passado a retomada do emprego formal. Segundo dados do Novo Caged, só neste primeiro trimestre, já foram geradas 62.421 oportunidades de emprego com carteira assinada para os mineiros, com destaque especialmente para os setores de serviços e indústria, que lideraram a abertura de empregos formais.

Segundo o subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Raphael Vasconcelos Amaral Rodrigues, Minas Gerais adotou como prioridade, desde o início do Governo Zema, o apoio aos trabalhadores na busca de uma colocação e na garantia da sua autonomia de renda.

“Aliado ao excelente trabalho  de  atração de investimentos realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, temos investido cada vez mais recursos e conhecimento na capacitação de trabalhadores. O Mapa de Demanda por Educação Profissional, desenvolvido em Minas Gerais, é referência nacional, utilizado pelo MEC em informações sobre os cursos mais aderentes ao mercado de trabalho, e tem apoiado a oferta de mais de 100 mil vagas em cursos profissionalizantes, seja para os jovens estudantes por meio do Trilhas de Futuro (SEE), seja com um foco mais específico como cursos na área de programação preferenciais para o público feminino por meio do Minas Programando, entre outros projetos”, conta.

Leia Também:  Etapa Regional do Jemg chega ao fim com a participação de 650 escolas

Segundo ele, a Sedese também tem buscado ampliar as alternativas para os cidadãos mineiros incentivando o desenvolvimento da Economia Popular Solidária e oferecendo serviço de intermediação de mão de obra para autônomos. O Projeto Trajeto Renda, parte integrante do Programa Percursos Gerais, já atendeu mais de 3.300 pessoas em municípios da Região de Teófilo Otoni com cursos de formação, assessoramento para produção e comercialização, incentivando as famílias a produzirem e comercializarem seus produtos de maneira cooperada e solidária. 

“Os resultados de todos esses projetos são significativos e se expressam tanto nos indicadores de empregabilidade e desenvolvimento quanto na vida dos cidadãos mineiros que, após longo período de pandemia, têm mostrado gigante capacidade de se superar e seguir rumo ao futuro”, enfatiza Raphael Vasconcelos.

Aliado dos trabalhadores

Minas Gerais conta hoje com um aliado dos trabalhadores para garantir um maior acesso às vagas disponibilizadas nos 133 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenados em Minas pela Sedese. Desde fevereiro, o Governo de Minas disponibilizou a consulta on-line das oportunidades de emprego no Painel de Vagas do Sine, uma importante ferramenta para facilitar a vida de quem se encontra desempregado.

Por meio desse sistema, o trabalhador pode ter acesso, antes mesmo de sair de casa, a todas as oportunidades  de emprego nas unidades do Sine. De forma simples e descomplicada, a seleção pode ser feita também por município, região e até mesmo pela ocupação que o trabalhador está em busca.   Hoje, o Painel conta com mais de 7.700 vagas em todo o estado, sendo 250 delas para pessoas com deficiência.

Fonte: link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Invest Minas assina acordo de cooperação para atrair investimentos para parque industrial em Pouso Alegre

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Emater-MG renova frota para melhorar atendimento a produtores rurais

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA