Minas Gerais
Minas cria mais 8.463 empregos com carteira assinada e acumula 626 mil novas vagas em quase quatro anos

Pelo nono mês consecutivo, Minas Gerais mantém saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgados nesta terça-feira (29/11), o Estado criou em outubro 8.463 postos formais de trabalho.
No acumulado de janeiro de 2019 até o mês passado, já são 626 mil novas oportunidades de emprego para os mineiros, resultante de 7.840.773 contratações nesse período e do desligamento de outros 7.214.773 trabalhadores do mercado formal de trabalho.
Por atividade econômica, o setor de serviços liderou a geração de empregos em outubro deste ano, com a criação de 6.887 postos de trabalho. Em seguida, vieram o comércio (3.917 empregos) e a indústria (476). Já os segmentos de agropecuária e construção civil recuaram no mês, registrando saldos negativos de 1.342 e 1.475 empregos, respectivamente.
Segundo o superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Marcel Cardoso Ferreira de Souza, os dados positivos mostram que a economia mineira continua se recuperando após esse período mais grave da pandemia de covid-19.
“O setor de serviços liderou a geração de empregos em outubro e puxou essa média para cima. Hoje, segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação em Minas está em 6,3% da População Economicamente Ativa, o que é bem baixa comparativamente aos anos anteriores. No pico (da covid), ela estava em 13,8%. Então, Minas está mostrando aí a força no mercado de trabalho”, enfatizou.
Brasil
No Brasil, também em outubro, houve a criação de 159.454 postos de trabalho, resultado de 1.789.462 admissões e de 1.630.008 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado deste ano, o saldo é de 2.320.252 novos trabalhadores no mercado formal.
O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 42.998.607 em outubro, o que representa um aumento de 0,37% em relação ao mês anterior (Com Agência Brasil).
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas