Minas Gerais
Minas Gerais inaugura novo Centro de Internação Provisória em Contagem
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), inaugurou nesta segunda-feira (10/6), o Centro de Internação Provisória de Contagem, unidade voltada para a responsabilização de jovens em conflito com a lei.
O novo centro tem capacidade para atender até 21 adolescentes e reforça o compromisso do Governo de Minas com a segurança, cidadania e ressocialização dos adolescentes, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com essa inauguração o Estado cumpre, no que diz respeito à qualificação do atendimento socioeducativo, o acordo firmado, em fevereiro deste ano, com o Ministério Público – no âmbito do Centro de Autocomposição do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Compor) – que prevê, além da implantação de unidades socioeducativas no município, a expansão da política de prevenção à criminalidade. Agora, Minas Gerais passa a contar com 43 unidades socioeducativas, nas modalidades Internação, Internação Provisória e Semiliberdade, além da Apac Juvenil de Frutal.
A subsecretária de Atendimento Socioeducativo de Minas Gerais, Giselle Cyrillo, destacou a inauguração como um passo fundamental para a paz e a justiça na sociedade e enfatizou o compromisso da pasta com a ressocialização dos adolescentes.
“Estamos realizando um projeto de responsabilização infracional, mas que também oferece aos adolescentes instrumentalidade, repertório e oportunidades para saírem desse sistema capazes de fazer outras escolhas na vida. Promovemos uma articulação com a rede que possibilite a ressignificação da vida, a proteção social e construção de valores por meio do fortalecimento das suas famílias e comunidades”, disse.
A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades, como o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco e representantes do Grupo Elo. Após o descerramento da placa de inauguração, os presentes visitaram as dependências da unidade, que foi adaptada com a união de recursos do Poder Judiciário e do Estado.
Além do Centro de Internação Provisória de Contagem, a Suase inaugurou em fevereiro deste ano a Casa de Semiliberdade do município. Os esforços do Sistema Socioeducativo na região possibilitam que os jovens possam cumprir as medidas próximos de seus familiares, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Internação Provisória
A internação provisória, prevista no artigo 108 do ECA, tem natureza cautelar e pode ser aplicada por até 45 dias até a sentença. Esta medida é aplicada quando há evidências suficientes de autoria e materialidade de atos infracionais. Durante a internação provisória o adolescente é integrado ao programa socioeducativo enquanto o processo é julgado. Ao final, ele pode ser submetido a uma das medidas previstas no Estatuto.
As unidades socioeducativas em Minas Gerais investigam a trajetória infracional do adolescente, seus vínculos familiares e comunitários, e seu histórico na rede de atendimento, gerando um relatório interdisciplinar para apoiar o Judiciário. Durante o cumprimento da medida, busca-se estabelecer vínculos e promover encaminhamentos à rede externa de atendimento, ampliando as possibilidades para os jovens.
São oferecidos serviços técnicos em várias áreas, incluindo psicologia, serviço social, pedagogia, terapia ocupacional, medicina, enfermagem, odontologia e direito, além de acompanhamento escolar, oficinas diversas e atividades de inclusão produtiva, esporte, cultura e lazer.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.