Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas Gerais lança ferramentas e anuncia novo investimento para mitigar mudanças climáticas no estado durante a COP28

Publicados

em

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, apresentaram importantes anúncios e lançamentos para o enfrentamento da crise climática no workshop Minas Day, nesta terça-feira (5/12), na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Imprensa MG / Divulgação

Desenvolvido em conjunto pelo Governo de Minas e setores privados, nacionais e internacionais, o Minas Day busca soluções para as mudanças climáticas. “Não é possível imaginar que vamos atingir as metas do Acordo de Paris sem a adesão do setor privado. Talvez a grande frustração que os países estão tendo no não-cumprimento do que foi planejado há oito anos seja que esses países conversaram entre si sobre as metas, mas muitas vezes quem tem que cumprir essa meta é a iniciativa privada”, analisou Professor Mateus durante o workshop, que ocorreu no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI) da COP28.

Ele destacou o diálogo mantido com as federações da Indústria (Fiemg) e da Agricultura (Faemg) para a elaboração de planos que se convertem em ações que saem do papel. “Não é por outro motivo que Minas foi reconhecida, na semana de ação climática da ONU, como o estado que mais avançou na apresentação do que são os planos de ação climática para o futuro. Aderimos ao Race to Zero, pusemos de pé um inventário e agora um plano de ação climática em que agricultura e indústria estão ao nosso lado, dizendo o que vão fazer, como vão fazer e em quanto tempo, para que a gente garanta neutralidade de emissão de carbono até 2050”, enfatizou.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 17 de outubro

Entre os destaques do Governo de Minas, estão o portfólio Casos de Sucesso, que reúne 57 exemplos mineiros de enfrentamento à crise do clima, e a calculadora MRV Climático, que gerencia resultados e impactos das ações implementadas.

Além disso, Minas firmou nova parceria com a Harsco Metals Ltda, que promoverá a economia circular no estado, por meio da expansão da unidade industrial de coleta de escórias siderúrgicas, diretamente nos fornos dos principais produtores de aço de Minas Gerais. Com investimento de R$ 220 milhões, o empreendimento está sendo instalado na cidade de Timóteo, no Vale do Rio Doce, com previsão de geração de 760 empregos diretos.

O evento ainda teve participação de representantes da Cemig, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif).

Portfólio

O portfólio Casos de Sucesso do Estado de Minas Gerais 2023 reúne 57 exemplos de atividades, projetos e programas desenvolvidos em prol da sustentabilidade no estado, distribuídos por nove blocos temáticos, entre eles, Plano de Ação Climáticas; Energia e Conservação; Recursos Hídricos; Indústria; Agricultura, Pecuária e Floresta Plantada, entre outros.

Com versões em português e inglês, o portfólio apresenta, em formato de Power BI, as ações em andamento, tanto em decorrência de políticas públicas de incentivo e engajamento quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Leia Também:  Governo de Minas inaugura Batalhão da PM e entrega veículos para reforçar a segurança pública no Triângulo Mineiro

O destaque do documento é o que tem sido feito pelo setor produtivo – indústria, agropecuária e florestas plantadas.

MRV Climático

Outra novidade se refere à calculadora Mensuração/Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) Climático, instrumento fundamental para a execução de qualquer planejamento referente à crise do clima.

“Essa ferramenta dará uma transparência de todo o processo e também divulgará quais são os recursos necessários para cada uma dessas ações, para podermos investir recursos públicos e tambén buscar parceiros, sejam empresas privadas ou fundos internacionais, para que todas as ações previstas no Plano de Ações Climáticas sejam, de fato, implementadas”, avaliou a secretária de Estado de Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo.

O MRV faz parte do projeto “Melhorando o desempenho climático do estado de Minas Gerais como força motriz para mobilizar investimentos verdes”, feito pelo Centro Brasil no Clima e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono SA, em parceria com o Estado de Minas Gerais.

O projeto foi submetido e aprovado no chamamento do Governo Britânico – UK PACT 2023, que fará o financiamento. A calculadora tem como base as 199 metas propostas pelo Plano de Ação Climática (Plac) e será implementada a partir de janeiro de 2024.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Presidente do TCE prestigia inauguração do sinal digital da Rede Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA