Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

No mês da mulher, a SES-MG destaca a importância da prevenção às doenças cardiovasculares 

Publicados

em


Em março é celebrado o mês da mulher. Neste ano, além de destacar o cuidado integral da saúde das mineiras, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da prática de atividade física para prevenção às doenças cardiovasculares. 

Pixabay

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, esse tipo de agravo representa um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Dentre os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento dessas doenças estão a alimentação inadequada, o tabagismo, o consumo de bebida alcoólica e o sedentarismo. Em Minas Gerais, durante todo o ano de 2021 foram registradas 38.951 internações de mulheres para tratamento de doenças cardiovasculares e 17.305 óbitos por essa mesma causa. 

Para a diretora de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Daniela Souzalima, é fundamental que as cidadãs mineiras estejam motivadas a ter uma vida mais ativa. Nesse sentido, a adoção da prática de atividade física na rotina das mulheres é a orientação para prevenir doenças cardíacas. 

Leia Também:  PCMG liberta mulher e prende suspeito por cárcere em Lima Duarte

“Há uma diversidade de desigualdades na sociedade brasileira. Uma das mais evidentes refere-se às relações de gênero, que vão desde questões econômicas até pontos de vista cultural e social. Às mulheres são reservadas jornadas duplas ou triplas de trabalho”, explica a diretora. “Por esse motivo, é importante refletirmos sobre o que nos faz bem, como, por exemplo, organizar a distribuição das tarefas em casa para conseguir realizar regularmente atividades físicas. Isso é considerado um fator de proteção à saúde das pessoas, colaborando para a melhora da saúde física e mental”, completa Daniela. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado praticar 150 minutos de atividade física aeróbica por semana, com intensidade moderada. São aqueles exercícios em que o coração e a respiração aumentam o ritmo, mas ainda assim é possível manter um nível de conversação sem ficar ofegante. Alguns exemplos de práticas saudáveis são as caminhadas, andar de bicicleta e a hidroginástica, entre outros. “Também é recomendável atividades de força no mínimo duas vezes na semana”, afirma a diretora da SES-MG. 

 Ações  

Daniela Souzalima destaca ainda algumas políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças cardiovasculares, como a Vigilância Alimentar Nutricional (VAN), desenvolvida nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). “Esse tipo de vigilância, que conta com aferição de peso, altura, índice de massa corpórea (IMC) e avaliação do consumo alimentar dos usuários, permite a identificação e a intervenção precoce de fatores de risco para doenças cardiovasculares”, explica. 

Leia Também:  Debate sobre descarbonização destaca MG na vanguarda da transição energética

Segundo Daniela, também são desenvolvidas ações de educação em saúde com ênfase na promoção da alimentação saudável, atividade física e combate ao fumo nas UAPS, em consonância com a Política de Promoção de Saúde e Política de Alimentação e Nutrição. 

A diretora explica que essas ações têm a finalidade de informar, sensibilizar e orientar a população sobre a alimentação saudável com corresponsabilização, empoderamento e autonomia das pessoas. 

“Vale pontuar que os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde recebem qualificação quanto ao Guia de Atividade Física e de Alimentação para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, bem como sobre outros programas como o de controle do tabagismo”, afirma a diretora. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Secretaria de Saúde alerta para a importância de comportamentos seguros no trânsito

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA