Minas Gerais
Nova frota de veículos do IMA está em campo para fiscalizações em todo o estado
O Projeto Defesa Agropecuária Eficiente tem como objetivo modernizar a defesa agropecuária de Minas Gerais, aprimorando e direcionando as atividades de fiscalização por meio da geração de informações qualificadas acerca das propriedades e áreas que apresentem maior risco de incidência de doenças.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) 307 kits contendo veículos Mobi, computadores, notebooks e tablets. Os equipamentos foram distribuídos para 186 escritórios, nas 21 regionais do IMA, contemplando todo o estado.
O IMA busca a simplificação, a desburocratização e a automação dos processos internos e de prestação de serviços, criando um ambiente atrativo a novos negócios, aliados à racionalização dos recursos públicos.
A retirada da vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais, status conquistado e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após o cumprimento de ações delineadas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-Pnefa), marca a entrada de uma nova fase para a pecuária mineira. Conquista possível em decorrência dos vultosos investimentos no IMA.
O coordenador regional de Juiz de Fora, Rodrigo Fernandes, comenta o importante papel da defesa agropecuária e segurança dos alimentos “Estamos felizes com a maior oxigenação e revitalização do nosso IMA. Nós tivemos recentemente a renovação de nossa frota. Juiz de Fora foi contemplada com 20 veículos que já estão exercendo o seu papel na ponta da linha, cumprindo a função da defesa agropecuária, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”.
Maria José Firmo, coordenadora regional de Viçosa, relata que o IMA está preparado para iniciar uma nova viagem. “Viçosa abrange 74 municípios, caracterizada pela diversidade de produção. Recebemos do Governo de Minas Gerais veículos e equipamentos novos para todas as nossas unidades de atendimento aos produtores. Isso será o combustível para a nosso trem e estamos prontos para iniciarmos uma nova viagem. Livres de febra aftosa sem vacinação, poderemos trilhar caminhos das mais diversas áreas produtivas”.
“Agradecemos ao governador Zema pelos novos veículos e equipamentos, prestigiando o Agronegócio, um dos setores responsáveis por grande parte do PIB do estado. Isso nos dá condições para um melhor atendimento aos produtores rurais, garantindo a defesa agropecuária, inspeção e produtos de qualidade na mesa dos consumidores”, disse o coordenador regional de Uberlândia, Luiz Carlos Oliveira.
Investimento
O investimento é de R$ 45,7 milhões, provenientes do Governo de Minas e de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Projeto Defesa Agropecuária Eficiente é realizado com recursos advindos do Termo de Medidas de Reparação, que tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.