Minas Gerais
Nova frota de veículos do IMA está em campo para fiscalizações em todo o estado

O Projeto Defesa Agropecuária Eficiente tem como objetivo modernizar a defesa agropecuária de Minas Gerais, aprimorando e direcionando as atividades de fiscalização por meio da geração de informações qualificadas acerca das propriedades e áreas que apresentem maior risco de incidência de doenças.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) 307 kits contendo veículos Mobi, computadores, notebooks e tablets. Os equipamentos foram distribuídos para 186 escritórios, nas 21 regionais do IMA, contemplando todo o estado.
O IMA busca a simplificação, a desburocratização e a automação dos processos internos e de prestação de serviços, criando um ambiente atrativo a novos negócios, aliados à racionalização dos recursos públicos.
A retirada da vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais, status conquistado e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após o cumprimento de ações delineadas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-Pnefa), marca a entrada de uma nova fase para a pecuária mineira. Conquista possível em decorrência dos vultosos investimentos no IMA.
O coordenador regional de Juiz de Fora, Rodrigo Fernandes, comenta o importante papel da defesa agropecuária e segurança dos alimentos “Estamos felizes com a maior oxigenação e revitalização do nosso IMA. Nós tivemos recentemente a renovação de nossa frota. Juiz de Fora foi contemplada com 20 veículos que já estão exercendo o seu papel na ponta da linha, cumprindo a função da defesa agropecuária, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”.
Maria José Firmo, coordenadora regional de Viçosa, relata que o IMA está preparado para iniciar uma nova viagem. “Viçosa abrange 74 municípios, caracterizada pela diversidade de produção. Recebemos do Governo de Minas Gerais veículos e equipamentos novos para todas as nossas unidades de atendimento aos produtores. Isso será o combustível para a nosso trem e estamos prontos para iniciarmos uma nova viagem. Livres de febra aftosa sem vacinação, poderemos trilhar caminhos das mais diversas áreas produtivas”.
“Agradecemos ao governador Zema pelos novos veículos e equipamentos, prestigiando o Agronegócio, um dos setores responsáveis por grande parte do PIB do estado. Isso nos dá condições para um melhor atendimento aos produtores rurais, garantindo a defesa agropecuária, inspeção e produtos de qualidade na mesa dos consumidores”, disse o coordenador regional de Uberlândia, Luiz Carlos Oliveira.
Investimento
O investimento é de R$ 45,7 milhões, provenientes do Governo de Minas e de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Projeto Defesa Agropecuária Eficiente é realizado com recursos advindos do Termo de Medidas de Reparação, que tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas