Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Novo poço profundo de Frutal tem mais de 800 metros perfurados

Publicados

em

A Copasa já perfurou 850 metros do novo poço de Frutal, no Triângulo Mineiro, que visa garantir segurança hídrica às gerações atuais e futuras. As intervenções, iniciadas em 30/3 deste ano, devem ser concluídas até outubro deste ano, beneficiando quase 60 mil moradores. O aporte para custear o serviço pode chegar a R$ 12 milhões.

As obras estão divididas em três etapas: perfuração, testes e montagem. Nesta primeira fase, 1,2 mil metros de profundidade serão escavados com o auxílio da mesma tecnologia usada pela Petrobrás na prospecção de petróleo. Na segunda, serão executados os testes de vazão, que consistem em experiências para descobrir a sua temperatura, bem como a capacidade de fornecimento de água que a fonte pode oferecer sem prejuízo ao meio ambiente. Na terceira e última fase, serão instalados os maquinários e tubulações para captar, resfriar, tratar e bombear água para os reservatórios e posteriormente para os imóveis.

A previsão é a de que o poço, denominado C-06, entre em operação no segundo semestre de 2024, tornando-se a terceira fonte de captação de água independente de Frutal e garantindo a continuidade do abastecimento mesmo em períodos de estiagem ou em situações em que ocorram intermitências no fornecimento de água, em decorrência do aumento abrupto do consumo.

Leia Também:  Frutal - 212 tabletes maconha são apreendidos no Triângulo Mineiro 

Ricardo Pereira, técnico de projetos e obras da Copasa no município, falou sobre as vantagens do novo poço profundo. “Com a maior disponibilidade de recursos hídricos, a normalização do fornecimento de água ganha mais agilidade nos cenários em que precisarmos interromper emergencialmente a distribuição para realizar alguma manutenção corretiva nas redes”, explicou.

Capacidade

O poço foi projetado para fornecer até 360 mil litros de água por hora. Considerando um dia inteiro, isso é equivalente a 8,6 milhões de litros de água, volume suficiente para encher mais de três piscinas olímpicas. A estimativa é que a estrutura tenha capacidade para abastecer, sozinha, cerca de 30 mil pessoas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Frutal: PCMG prende suspeito de ameaça e estupro contra a esposa

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA