Minas Gerais
Novo poço profundo de Frutal tem mais de 800 metros perfurados
A Copasa já perfurou 850 metros do novo poço de Frutal, no Triângulo Mineiro, que visa garantir segurança hídrica às gerações atuais e futuras. As intervenções, iniciadas em 30/3 deste ano, devem ser concluídas até outubro deste ano, beneficiando quase 60 mil moradores. O aporte para custear o serviço pode chegar a R$ 12 milhões.
As obras estão divididas em três etapas: perfuração, testes e montagem. Nesta primeira fase, 1,2 mil metros de profundidade serão escavados com o auxílio da mesma tecnologia usada pela Petrobrás na prospecção de petróleo. Na segunda, serão executados os testes de vazão, que consistem em experiências para descobrir a sua temperatura, bem como a capacidade de fornecimento de água que a fonte pode oferecer sem prejuízo ao meio ambiente. Na terceira e última fase, serão instalados os maquinários e tubulações para captar, resfriar, tratar e bombear água para os reservatórios e posteriormente para os imóveis.
A previsão é a de que o poço, denominado C-06, entre em operação no segundo semestre de 2024, tornando-se a terceira fonte de captação de água independente de Frutal e garantindo a continuidade do abastecimento mesmo em períodos de estiagem ou em situações em que ocorram intermitências no fornecimento de água, em decorrência do aumento abrupto do consumo.
Ricardo Pereira, técnico de projetos e obras da Copasa no município, falou sobre as vantagens do novo poço profundo. “Com a maior disponibilidade de recursos hídricos, a normalização do fornecimento de água ganha mais agilidade nos cenários em que precisarmos interromper emergencialmente a distribuição para realizar alguma manutenção corretiva nas redes”, explicou.
Capacidade
O poço foi projetado para fornecer até 360 mil litros de água por hora. Considerando um dia inteiro, isso é equivalente a 8,6 milhões de litros de água, volume suficiente para encher mais de três piscinas olímpicas. A estimativa é que a estrutura tenha capacidade para abastecer, sozinha, cerca de 30 mil pessoas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.