Minas Gerais

Novo poço profundo de Frutal tem mais de 800 metros perfurados

Publicados

em

A Copasa já perfurou 850 metros do novo poço de Frutal, no Triângulo Mineiro, que visa garantir segurança hídrica às gerações atuais e futuras. As intervenções, iniciadas em 30/3 deste ano, devem ser concluídas até outubro deste ano, beneficiando quase 60 mil moradores. O aporte para custear o serviço pode chegar a R$ 12 milhões.

As obras estão divididas em três etapas: perfuração, testes e montagem. Nesta primeira fase, 1,2 mil metros de profundidade serão escavados com o auxílio da mesma tecnologia usada pela Petrobrás na prospecção de petróleo. Na segunda, serão executados os testes de vazão, que consistem em experiências para descobrir a sua temperatura, bem como a capacidade de fornecimento de água que a fonte pode oferecer sem prejuízo ao meio ambiente. Na terceira e última fase, serão instalados os maquinários e tubulações para captar, resfriar, tratar e bombear água para os reservatórios e posteriormente para os imóveis.

A previsão é a de que o poço, denominado C-06, entre em operação no segundo semestre de 2024, tornando-se a terceira fonte de captação de água independente de Frutal e garantindo a continuidade do abastecimento mesmo em períodos de estiagem ou em situações em que ocorram intermitências no fornecimento de água, em decorrência do aumento abrupto do consumo.

Leia Também:  Prefeituras contempladas com emendas estaduais de remanejamento têm até 18/11 para enviar documentação

Ricardo Pereira, técnico de projetos e obras da Copasa no município, falou sobre as vantagens do novo poço profundo. “Com a maior disponibilidade de recursos hídricos, a normalização do fornecimento de água ganha mais agilidade nos cenários em que precisarmos interromper emergencialmente a distribuição para realizar alguma manutenção corretiva nas redes”, explicou.

Capacidade

O poço foi projetado para fornecer até 360 mil litros de água por hora. Considerando um dia inteiro, isso é equivalente a 8,6 milhões de litros de água, volume suficiente para encher mais de três piscinas olímpicas. A estimativa é que a estrutura tenha capacidade para abastecer, sozinha, cerca de 30 mil pessoas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Suspeito de matar ex-namorada em Frutal é preso no interior de SP
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA