Minas Gerais
Oportunidade para os mineiros: Feirão de Empregos da Sedese reúne 1,2 mil pessoas
O primeiro Feirão de Empregos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) foi responsável pelo encaminhamento de 1,2 mil trabalhadores para vagas condizentes com respectivos perfil e currículo.
A iniciativa do Governo de Minas foi realizada em Belo Horizonte, no Centro de Referência das Juventudes, na terça-feira (12/6), em parceria com 49 empresas.
A primeira edição disponibilizou 3,6 mil vagas de diferentes áreas de trabalho como engenharia, eventos, serviços, atendimento, cozinhas e restaurantes. Trabalhadores que foram ao feirão tiveram a expectativa de encontrar vagas superada. É o caso de Iami Rodrigues, que está procurando emprego há um mês. “Eu esperava encontrar vagas no setor de logística e na área administrativa, e encontrei. Fiz quatro entrevistas e espero ser selecionada”, disse.
Ao longo de 2024, Minas Gerais manteve uma sequência positiva de geração de novos postos de trabalho.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, acredita que o Feirão de Empregos evidencia o compromisso do governo em continuar criando oportunidades e transformando vidas.
“Este projeto vai além da simples oferta de vagas: ao concentrar capacitações e serviços gratuitos, a iniciativa promove a integração entre empresas e candidatos, resultando em oportunidades reais de crescimento profissional e pessoal”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela. |
||||
Entrevistas, capacitação e serviços
Apesar do foco na geração de emprego, o Feirão da Sedese disponibilizou espaços para diferentes serviços.
Os interessados em participar de cursos de capacitação gratuitos puderam conhecer mais sobre o Minas Forma, programa do Governo de Minas lançado em maio. Todos os presentes também tiveram acesso a palestras sobre o mercado de trabalho e a um espaço de relaxamento, com serviços de corte de cabelo e massagens como cortesia.
“Diversas pessoas tiveram oportunidade de passar por áreas de interesse, mostrando que conseguimos conectar oferta e demanda. O importante é que a ação não para por aqui, e todos que vieram ou que não conseguiram vir podem se inscrever a novas vagas pelo Sine”, explicou o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Arthur Campos.
Feira popular e varal solidário
Mantendo o compromisso em promover a economia e a geração de renda, expositores da Feira de Economia Popular Solidária também participaram da iniciativa, e puderam expor produtos artesanais.
Uma equipe da subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese também esteve presente em ação do programa A Vez Delas, que conecta mulheres em situação de violência doméstica às oportunidades de emprego.
Luci Diniz, psicóloga do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna), explica que mulheres nessa situação tiveram acesso a uma fila preferencial no feirão e ao varal solidário, com peças de roupas e calçados para doação.
“Nós podemos facilitar a autonomia financeira dessas mulheres, promovendo um novo começo para elas. Algumas delas estão afastadas do mercado de trabalho e encontraram aqui oportunidades de seguir em frente”, detalhou Luci.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.